Reunido com Lula, Haddad deve oficializar chapa com Manuela

Como informou na noite desta segunda-feira (10), durante ato em São Paulo, Fernando Haddad está reunido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede da Polícia Federal, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (11).

Manuela e Haddad para a capa

De acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou a candidatura do ex-presidente Lula passando por cima da liminar da ONU, o prazo para apresentar um substituto é até as 19 horas desta terça-feira. Há um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Celso de Mello, que pede a ampliação do prazo, mas ainda sem resposta.

Tudo demonstra que deve ser concluida mais uma estapa do golpe: tirar Lula da disputa eleitoral, primeiro condenando-o sem provas, depois prendendo-o e, agora, o tirando do processo eleitoral.

Com isso, a executiva nacional do PT deve se reunir também nesta terça para deliberar sobre os rumos da campanha, que deve oficializar o nome de Haddad, atual vice e porta-voz, como substituto de Lula e incluindo Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice na chapa, como previsto desde o início.

O ato deve acontecer nesta terça-feira (11), às 15 horas, na Vigília Lula Livre, próximo à Superintendência da Polícia Federal, onde o ex-presidente se encontra preso injustamente desde o dia 7 de abril. Haddad deve fazer um pronunciamento oficial e também fará a leitura de uma carta do ex-presidente.

O ato deve contar ainda com a presença de diversos governadores, parlamentares e lideranças dos movimentos sociais.

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (10), apontou que 33% dos brasileiros votarão com certeza em quem o ex-presidente Lula indicar. Outros 16% admitem votar no indicado por Lula – o que garante um potencial de votos de 49% para seu escolhido, Fernando Haddad.

No levantamento, o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação aparece com 9%, empatado tecnicamente na segunda posição, porque apenas 39% já sabem que ele é o candidato de Lula.