IFCE: Servidores debaterão democracia, autoritarismo e educação

"Democracia e tendências autoritárias no Brasil: desafios para a educação e os serviços públicos". Para debater esse tema, neste momento decisivo para o futuro das políticas públicas em nosso País, professores, servidores públicos e representantes de entidades sindicais promovem na próxima quinta-feira (20), às 18h, em plena Praça da Gentilândia, uma mesa redonda, aberta a todos os interessados e a toda a população que passa pelo local, bairro universitário de Fortaleza.

IFCE

Os palestrantes serão a professora Enedina Soares (representante da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Ceará – FETAMCE), o professor Jarir Pereira (representando os professores da rede estadual do Ceará e a Frente Escola sem Mordaça) e o professor convidado Nildo Ouriques, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A realização do debate é uma iniciativa conjunta do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE) e da FETAMCE. Entre os objetivos, levar o debate aonde o povo está, promovendo, em plena praça, uma discussão sobre um tema urgente e necessário, no atual momento de retirada de direitos sociais, fragilidade da democracia, avanço de tendências conservadoras e autoritárias, com efeitos diretos sobre a educação, a opinião pública, os serviços do Estado, as perspectivas para o País. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelos links disponíveis nos sites e redes sociais das entidades.

Minicurso no SINTUFCE dia 22/9

Outra atividade importante para ampliar o debate, neste momento de grande complexidade e forte preocupação para o povo brasileiro, será o minicurso "Dependência, Subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira", a se realizar no sábado, 22/9, das 8h às 17h, no auditório do SINTUFCE (Rua Waldery Uchoa, 50, em frente à Praça da Gentilândia).

O curso será ministrado pelo professor Nildo Ouriques (UFSC), aproveitando sua visita a Fortaleza para a mesa de debates da quinta-feira. É aberto a todos os interessados, com inscrição gratuita até o limite de 100 vagas. Um link para inscrição está nos sites do SINDSIFCE, da FETAMCE e do SINTUFCE.

Haverá entrega de certificado para os participantes de ambas as atividades. Tanto a mesa de debates na Praça da Gentilândia na quinta-feira, 20/9, quanto o minicurso no Auditório do SINTUFCE no sábado, 22/9, fazem parte das ações de formação política e diálogo com a comunidade, promovidas pelo SINDSIFCe, pela FETAMCE e pelo SINTUFCE.

Mais sobre o professor Nildo Ouriques

Professor no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Possui doutorado em Doutorado em Economia pela Universidade Nacional Autônoma do México (1995). Atualmente é presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Em 2010 gozou licença capacitação na Divisão de Pesquisa do Banco Central da Venezuela e em 2012 realizou pos-doutoramento na Universidade de Buenos Aires (UBA). Ministrou cursos sobre o pensamento crítico latino-americano na Universidad Nacional de Tucuman (Argentina), Universidade Bolivariana (Venezuela), Universidade de Padova (Itália) e várias universidades brasileiras. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência e subdesenvolvimento na América Latina, integração latino-americana e as transformações do capitalismo contemporâneo.

A perspectiva adotada é a teoria marxista da dependência e no momento realiza pesquisa sobre as relações entre marxismo e nacionalismo. Dirige a Coleção Pátria Grande, Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano publicada pelo IELA e a Editora Insular (Florianópolis) pela qual se divulga no Brasil autores clássicos da sociologia, economia, política, história e da antropologia latino-americana jamais publicado em nosso país.