#EleNão: Mulheres marcam novo ato contra Bolsonaro no dia 6

Após milhares de pessoas ocuparem as ruas no último sábado (29), um novo ato deve acontecer um dia antes das eleições de 2018, em 6 de outubro. Em São Paulo, as mulheres irão se reunir no vão do MASP, na Avenida Paulista, às 15h.

Por Verônica Lugarini

segundo ato #EleNão - Reprodução/Facebook

O sucesso das manifestações deste sábado (29) contra o candidato ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) mostrou o protagonismo das mulheres nas eleições de 2018. A hashtag #EleNão levou perto de 250 mil pessoas ao Largo da Batata, em São Paulo, e uma multidão à Cinelândia, no Rio de Janeiro, com concentrações também significativas em Belo Horizonte, Porto Alegre, e tantas outras cidades do país e do mundo.

As mulheres foram às ruas contra o candidato após ataques aos direitos femininos e também aos seus discursos misóginos e machistas. É importante lembrar que nestas eleições, as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro e podem definir o cenário eleitoral, já que metade delas ainda não decidiu em quem votar para presidente.

Para a presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), Vanja Santos, o ex-militar presta um desserviço à sociedade e à luta das mulheres.

“Ter alguém como o Bolsonaro disputando as eleições é desumano porque ele patrocina e favorece pessoas que já são adoecidas na sociedade. É terrível ter que ouvir uma pessoa tão reacionária na televisão, provocando suas ideias machistas, misóginas, homofóbicas em um momento de perda de direitos”, disse Vanja em entrevista ao Portal Vermelho.

Por serem mais cautelosas, as mulheres hoje optam por candidatos que não apresentem ameaça aos seus direitos e que as representem na política. Com o intuito de mudar o panorama e diminuir a possibilidade de Bolsonaro ir ao segundo turno, as mulheres realizarão um novo ato antes do primeiro turno das eleições que acontecem no domingo (07).

Em São Paulo, a manifestação acontecerá no sábado (06), às 15h, no vão do Masp, localizado na Avenida Paulista. Para acessar o evento e confirmar presença clique aqui.