Com criptomoeda, Venezuela inicia nova etapa de intercâmbio comercial

Nesta segunda-feira (1/10) a Venezuela começou oficialmente uma nova etapa de intercâmbio comercial internacional com a criptomoeda petro que passou a circular. O estabelecimento deste novo esquema baseado na moeda digital forma parte do Plano de Recuperação, Crescimento e Prosperidade Econômica, que tem como prioridade o crescimento da economia do país.

Petro Maduro - Presidência da Venezuela

O principal objetivo da criptomoeda é captar investimentos para serem usados como instrumentos de pagamento na aquisição de bens e serviços. "Em 1º de outubro, lançamos a nova etapa do petro para que toda a Venezuela tenha acesso ao petro, em poupança, em investimento, em gastos. A nova etapa inicia para converter o petro em uma nova potência em escala internacional", indicou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em uma atividade na capital do país, Caracas.

"Esta [moeda] irá gerar equilíbrios, benefícios e será a sustentação da expansão de investimento e o crescimento da economia real venezuelana", afirmou Maduro.

O valor inicial de um petro, de acordo com o estabelecido pelo governo venezuelano, será equivalente a um barril de carrinho petróleo bruto venezuelano, que fechou na sexta-feira (28) em 73,13 dólares. A expectativa é de que surjam outras criptomoedas lastreadas em ouro, diamantes, gás e outros recursos naturais.

O petro é a primeira criptomoeda respaldada no petróleo. A moeda foi criada em dezembro de 2017 pelo Executivo, com a finalidade de combater o bloqueio financeiro imposto sobre a Venezuela.