Luís Carlos Paes de Castro: O debate que a Globo não viu

“Não tem Globo, não tem Moro, não tem militar saudoso da ditadura que impeça a vitória do povo, do Brasil verde-amarelo da verdade e da democracia. Haddad será o novo presidente do Brasil”.

Por Luís Carlos Paes de Castro*

Haddad no debate da Globo - Ricardo Stuckert

Fernando Haddad (PT) e a democracia foram os grandes vitoriosos do debate de ontem. Os comentaristas da Globo fizeram seu papel: construir uma narrativa segundo os interesses de seus patrões, que teria sido um debate frio, que ninguém teria levado vantagem, que Haddad teria ficado na defensiva e que Bolsonaro não teria sido atacado. Parece até que não assistiram ao debate.

Todos criticaram a ausência do candidato fujão do debate, até o monotemático Álvaro Dias (Podemos), que só abria a boca para falar de corrupção, atacar Lula, o PT e não tinha uma proposta. Fraco que nem “caldo de bila”. Em sua primeira intervenção sequer chegou a formular sua pergunta a Henrique Meirelles (MDB) tal a sua ânsia de atacar Lula. Coitado, Álvaro do Podemos não pode nada.

Marina Silva (Rede), coitada, tentou encurralar Haddad e foi surpreendida pela capacidade e firmeza do futuro presidente e ficou com “cara de Amélia”. A melhor parte foi quando ela afirmou que Bolsonaro “amarelou”, arrancando aplausos da plateia, faltou ao debate da Globo mas participou, no mesmo horário, de entrevista na TV Record, do Bispo Edir Macedo, aquele que emite passaportes para o céu e que já declarou seu apoio ao capitão. Os dois, o capitão fujão e o bispo da Universal, se merecem.

Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (Psol) se saíram muito bem, este último afirmou com todas as letras a que serve a candidatura do capitão da reserva. É um instrumento das grandes corporações, principalmente dos grandes bancos e rentistas, que não conseguem mais impor suas políticas em um regime democrático. Precisam de um regime autoritário e, se necessário, fascista, para calar o povo e implementar suas propostas, entre elas a reforma da previdência.

Haddad foi um gigante, mostrou que é um professor universitário que vive de salário, pai de família, casado há trinta anos, que já fez muito pelo Brasil como ministro da educação de Lula e terá duas grandes obsessões em seu futuro governo: emprego e educação.

Não tem Globo, não tem Moro, não tem militar saudoso da ditadura que impeça a vitória do povo, do Brasil verde-amarelo da verdade e da democracia. Haddad será o novo presidente do Brasil.

Abaixo o falso moralismo, a hipocrisia e a mentira!

Viva o Brasil soberano, verde e amarelo para os brasileiros e não submisso aos Estados Unidos e as velhas potências europeias.

Abaixo o fascismo e viva a democracia!


*Luis Carlos Paes de Castro é presidente estadual do PCdoB-CE.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.