TRE afirma que é falso o vídeo de fraude compartilhado por Bolsonaro

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais divulgou nota neste domingo (7) afirmando que é falso o vídeo que mostra uma suposta fraude na urna em favor de Fernando Haddad (PT), candidato à Presidência. A gravação foi compartilhada por Flavio Bolsonaro, filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

urna eletrônica voto branco

O candidato divulgou um vídeo no Twitter, na manhã deste domingo (7), no qual a urna, supostamente, “autocompleta” o voto para presidente.  A gravação do voto na urna é proibida pela Justiça Eleitoral para assegurar o sigilo do voto.

Os vídeos falsos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna autocompletar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela feita pelo TRE.

“A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto. São utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais, e a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica”, diz nota do tribunal.

De acordo com o órgão, a urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rápido que a antiga.“Para comprovar, foram feitas filmagens na auditoria de votação paralela em duas urnas, uma modelo 2015 e outra modelo 2008, para que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha a segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica”, esclareceu o TRE.