Aniversário de Belchior será comemorado com maratona de shows

"Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro…" Os 72 anos desde o nascimento de Antônio Carlos Belchior, sobralense que se tornou um dos maiores compositores do Brasil, será lembrado neste sábado (27), em uma maratona de shows com grandes nomes da música do Ceará, no Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71), a partir das 16h30.

Belchior - Divulgação

É o evento "Galos, Noites e Quintais", que também celebra o aniversário do Cantinho do Frango e destaca as canções de Belchior e parceiros, através de um multifacetado time de cantores, compositores e instrumentistas, reunidos especialmente para esse tributo especial ao autor de "Apenas um rapaz latinoamericano", "Coração selvagem", "Conheço meu lugar", "Espacial", "Tudo outra vez", "Velha roupa colorida", "Chão sagrado", "Incêndio" e tantas outras composições que marcaram o público e a história da música.

Para uma homenagem à altura do artista nascido em 26/10/46, sobem ao palco a partir das 17h Rodger Rogério (parceiro de Belchior na música "Chão sagrado", que deu nome ao disco de Rodger e Téti, lançado em 1975), Chico Pio (cantor e compositor da segunda geração do "Pessoal do Ceará", nos anos 70, e que interpreta de forma pessoalíssima canções como "Incêndio", de Belchior e Petrúcio Maia), Mona Gadelha e Lúcio Ricardo (nomes da geração da "Massafeira Livre", o grande evento multicultural realizado no Theatro José de Alencar em 1979). Humberto Pinho, cantor e compositor de voz suave e pessoalíssima, da safra dos anos 80, também participa do tributo.

Das gerações mais recentes vão se apresentar Nayra Costa (cantora que ganhou o Brasil no programa The Voice e se prepara para lançar seu primeiro disco), Daniel Groove (um dos cantores e compositores mais destacados na nova cena independente nacional, participando de grandes festivais em São Paulo e obtendo muitas críticas positivas a seus discos), Roberta Fiúza (intérprete muito aplaudida na cena de Fortaleza, em diversos projetos) e Erickson Mendes, cantor e violonista que vem realizando diversos shows em homenagem a Belchior e que se tornou conhecido do público da capital a partir das apresentações com o saudoso José Maria Bel, no Ba Du Bel, em que as canções de Belchior eram a trilha das noites de domingo.

Na direção musical e artística dos shows, o guitarrista, arranjador e produtor Mimi Rocha, que escalou para a noite grandes instrumentistas, como Moacir Bedê (guitarra, violão), Rian Batista (contrabaixo, do aclamado grupo Cidadão Instigado) e Denilson Lopes (bateria). Também participam da homenagem o artista visual Rian Fontenele e o escritor e produtor cultural Ricardo Kelmer, coordenador do livro "Para Belchior, com Amor", que reúne crônicas e contos inspirados em canções do bardo sobralense.

Também estarão à disposição do público camisetas com a estampa especial "Galos, Noites e Quintais", especialmente elaborada pela artista visual Ana Virgínia. O público terá acesso a todos os shows com um couvert artístico único, no valor de R$ 20,00.

Serviço

Galos, Noites e Quintais. Shows de celebração do aniversário de Belchior e do Cantinho do Frango. Sábado, 27/10, 16h30. Rua Torres Câmara, 71, Aldeota. Couvert artístico único para todos os shows: R$ 20,00. Mais informações: Facebook Cantinho do Frango.