Ex-ministro do PSDB, Ricúpero anuncia voto em Haddad

Para o ex-ministro, uma das razões que mais pesaram em sua decisão foi o respeito da Plataforma de Haddad no que se refere aos temas ligados ao meio ambiente.

ricúpero

Um dos diplomatas mais experientes do Brasil e referência dentro do PSDB, o jurista e ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente, Rubens Ricupero, afirmou que jamais votou no PT. No entanto, declarou que, dessa vez, vai votar em Fernando Haddad, pois, para ele, as propostas de Jair Bolsonaro (PSL) podem “deixar o Brasil mais pobre, isolado e desprezado”, em relação à comunidade internacional. As informações são de Daniela Chiaretti, do Valor Econômico.

Para Ricúpero, uma das razões que mais pesaram em sua decisão foi o respeito da Plataforma de Haddad no que se refere aos temas ligados ao meio ambiente. Segundo sua avaliação, as propostas de Bolsonaro (PSL) podem “deixar o Brasil mais pobre, isolado e desprezado” junto à comunidade internacional.

“Para mim, é critério eliminatório qualquer candidato que revele desconhecimento da questão ambiental ou má vontade. Nunca votei no PT. Não vou votar no PT, mas no Haddad, porque tem uma plataforma ambiental que aplaudo. Na outra há sinais inequívocos de que se trata de candidatura que tende a ser hostil ao tema”, disse Ricupero.

Na avaliação de Ricúpero, a proposta de Bolsonaro para fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente é “absurda” e “inquietante”.

“São absurdas (as propostas). Nem os EUA, que têm hoje posição hostil ao ambiente, acabaram com a agência ambiental do país. É inquietante. Como o MMA trata de muitas coisas, querer valorizar a dimensão da agricultura apontava claramente para o desmatamento. Só não se dizia isso com todas as letras”. Meio ambiente deveria integrar todo o pensamento do governo sobre desenvolvimento. Como não se faz isso porque é difícil, a segunda melhor opção é ter um ministério. Eliminá-lo teria consequências graves”, destaca.