Nordeste dá ampla votação a Fernando Haddad

Após o resultado confirmado nas eleições presidenciais deste ano, o Nordeste se consolida como região de forte e consolidado pensamento e militância progressistas. Em todos nove estados e mais dois da região Norte (Pará e Tocantins) Fernando Haddad (PT) teve ampla vitória.

Nordeste dá ampla vitória a Fernando Haddad

O Ceará ficou entre os estados que garantiu maior votação a Haddad. Foram 71,10%, cerca de 3,4 milhões de votos, vendendo em todos os 184 municípios do Estado. No primeiro turno, ele foi o segundo mais votado, com 1.616,494 (33,12%), ficando atrás de Ciro Gomes (PDT), com 1.998.597 (40,95%). O Ceará ficou atrás do Piauí (77,05%), Maranhão (73,26%) e Bahia (72,69%).

Quatro dos governadores eleitos neste pleito são do PT: Fátima Bezerra (RN), eleita no segundo turno, Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), e Rui Costa (BA), no o primeiro turno. Flávio Dino (PCdoB) foi reeleito no Maranhão.

Opiniões

Em nota divulgada em sua rede social, o governador Camilo Santana enalteceu a campanha de Haddad, agradeceu a votação expressiva no estado e o definiu como um “grande vencedor”. “Finalizada a eleição, externo aqui o meu desejo de que o presidente eleito, respeitando os princípios da democracia, dialogue com todos os estados, com respeito e sem discriminação, e busque a solução dos problemas que afligem o país. Lutarei, todos os dias, pelo melhor para o nosso estado e para o nosso povo. Por fim, agradeço de coração aos cearenses pela extraordinária votação dada ao Haddad (mais de 71% dos votos). Haddad foi um grande vencedor, porque lutou com honradez e deu imprescindível colaboração para o país e para nossa democracia. Desejo boa sorte ao presidente eleito e que Deus abençoe o nosso Brasil”.

Já o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) lamentou o resultado nas urnas, citando as inúmeras denúncias de casos de violência que surgiram em torno da outra candidatura e garantiu: “Vamos resistir!”.

“O nosso povo, a nossa gente, os brasileiros e as brasileiras populares e democráticos conquistaram uma grande votação para Fernando Haddad e Manuela D´Ávila, apesar de todas as ilegalidades e covardias de uma campanha extremamente desigual, baseada no medo e no terror, em fake news/notícias falsas e em milionários pagamentos por empresas para disparos de whatsapp, sem resposta da Justiça Eleitoral, pelo menos até aqui. Respeitamos democraticamente a opção de cada cidadão e cidadã. O resultado da eleição para presidente da República mostra que o Brasil segue dividido, não só quanto à política partidária, mas entre duas visões de mundo bem diferentes. E deixa claro que o povo brasileiro não aceitou nem aceitará as ameaças feitas pelo candidato do autoritarismo, de perseguição à oposição, fim das liberdades individuais e coletivas, ‘autogolpe militar’, retirada de direitos, fim do 13o. salário, imposto de renda para os mais pobres, censura aos professores e à imprensa, defesa de machismo, racismo, homofobia, prejuízos a servidores públicos, liberação de armas e de violência, como se tudo isso fosse aceitável. Como se fosse solucionar algum problema em nosso País. Não vai. Parabenizamos a todos que se colocaram do lado certo – o lado do povo, do Brasil, dos mais necessitados, da verdade, da justiça social, dos direitos trabalhistas e previdenciários, dos programas sociais, da educação e da saúde públicas para todos, da democracia, que está em grande risco. É desse lado que sempre estivemos e sempre vamos estar”.