Tecnologias para a inclusão são destaque na Feira do Conhecimento 2018

A Feira do Conhecimento 2018 promoverá um amplo debate sobre Tecnologias Assistivas, ramo que desenvolve recursos e métodos para ampliar possibilidades, promover a inclusão e viabilizar a independência de pessoas com algum tipo de deficiência. A 1ª Mostra de Tecnologias Assistivas acontecerá dos dias 21 a 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, das 9h às 20h. A participação é gratuita.

Secitece: II Feira do Conhecimento do Ceará será em novembro

A mostra vai apresentar diversas soluções tecnológicas, como as comandadas por sinais cerebrais: as chamadas “neurotecnologias”. As novidades serão mostradas pelo cearense Alexandre Marques, que hoje leciona na Universidade de Macau, na China. Entre os destaques estarão: a “Corrida de Aranhas Robóticas, que consiste em controlar o movimento destes pequenos robôs pelo nível de concentração cerebral; e um Controle da Luminária de Mesa, sistema que identifica as ondas cerebrais dominantes para acender uma luminária multicolorida com a cor correspondente ao seu humor naquele momento.

Também serão apresentadas na 1ª Mostra de Tecnologias Assistivas um mouse adaptado feito por um aluno que possui limitação motora; o projeto de uma casa inteligente de baixo custo para pessoas com deficiência visual, e jogos Educacionais para Assistidos da APAE com leve comprometimento cognitivo, além de outros destaques.

Olhar através do toque

Ainda na área de tecnologias assistivas, a Feira do Conhecimento trará um projeto que oferece às pessoas com deficiência visual uma nova forma de lembrança dos seus entes queridos. Um busto em 3D que possibilita aos cegos “matarem a saudade” de familiares e amigos. O projeto tem a participação da startup Edro, especializada em soluções para modelagem e impressão 3D, e vai ser tema de uma palestra no dia 23, às 16h30, e de uma oficina no mesmo dia, mais cedo, às 10h.

Inovações no campo da óptica

A empresa Carl Zeiss, gigante alemã na área de óptica e optoeletrônica, também estará na feira para lançar o equipamento CLARUS 500, que permite um diagnóstico mais amplo da retina, com imagens de altíssima resolução. A inovação possibilita a avaliação abrangente da saúde dos olhos para detecção precoce de doenças, como tumores oculares, diabetes e Alzheimer. Os visitantes poderão ser examinados durante a feira, através de parceria com o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Serviço

Feira do Conhecimento 2018 | 1ª Mostra de Tecnologias Assistivas

Data: de 21 a 24 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Programação completa e inscrições: www.feiradoconhecimento.com.br
Entrada franca
Realização: Governo do Ceará / Secitece e Instituto Centec
Informações: (85) 3101-6466 / 6469