Camarada Magna: uma perda para a cultura e para o PCdoB             

Que seu exemplo e dedicação nos sirva de guia para a construção de um Mundo Novo e mais Feliz!

Magna - Miranda Muniz
NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

Foi com profundo pesar que tomamos conhecimento do falecimento prematuro da camarada Magna Domingos, ocorrido ontem, vítima de parada cardíaca em decorrência de complicações após uma cirurgia.

A camarada Magna Domingos da Silva nasceu em Ponte Branca (23/07/1972) e iniciou sua militância política no final dos anos 80 início dos anos 90, no movimento estudantil secundarista na cidade de Barra do Garças, época em que filiou ao Partido Comunista do Brasil. Formou-se em Comunicação Social, com pós-graduação em Planejamento e Gestão Cultural e era mestranda em Comunicação. A partir de 1994 inicia uma atuação brilhante na área cultural, como produtora e gestora, organizando inúmeros livros de fotografias, catálogos de artes visuais e artesanato. Produziu diversas exposições de artes visuais. Foi responsável pela concepção e coordenação das qutro edições do Salão Mato-grossense de Fotografia realizadas pelo SEBRAE/MT. Participou da implantação do Programa SEBRAE de Artesanato. Foi Secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Juruena/MT. Fez produção para o projeto Redes de Artes Visuais – FUNARTE/Rio. Atuou como Produtora Executiva da Orquestra do Estado de Mato Grosso, Gestão de Projeto de Cultura e Negócios do SEBRAE/MT. Coordenou o Circuito Cultural Lusófono 2009/2012; o projeto Mato Grosso Lusófono que levou três exposições de artes visuais para o Palácio Cabral e Missão Técnica de Cultura de Lisboa-Portugal; o projeto Diálogo Contemporâneo, realizado em 2010 pela Funarte; o Prêmio de Fotografia Arne Sucksdorff; o Pavilhão das Artes. Foi gerente do Setor de Artes Visuais e coordenadora de Ações Artísticas da Secretaria de Estado de Cultura e fezendo parte da Câmara Setorial da Cultura e da Comissão Nacional da Cultura para a Copa de 2014. Foi Produtora Executiva do projeto de exposição Dalva de Barros 80 Anos em 2015/2016. Trabalhou no Setor de Arte e Cultura do SESI/MT. Era gestora do Espaço “Boca de Artes” e sócia proprietária da empresa Dom Produções Ltda.

Além de sua dedicação à cultura e às artes, a Camarada Magna nunca deixou de empunhar a bandeira da luta contra a discriminação e o preconceito contra as mulheres, numa visão emancipacionista de que a luta contra a opressão de gênero é parte integrante da luta pela emancipação dos trabalhadores e trabalhadores.

Em 2017, durante Sessão Solene ocorrida na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em homenagem aos 95 Anos do Partido Comunista do Brasil, a Camarada Magna foi uma das homenageadas, com uma honrosa “Moção de Congratulação”.

Ao seu companheiro Gervane de Paula, seus filhos Iore e George, aos seus camaradas do PCdoB, aos amigos e amigas da Cultura e das Artes, nossa mais sincera solidariedade.

Que seu exemplo e dedicação nos sirva de guia para a construção de um Mundo Novo e mais Feliz!

Cuiabá, 22 de novembro de 2018.
Professora Lane
Presidenta do PCdoB de Cuiabá