Espetáculo de dança da Vila das Artes celebra cultura popular cearense

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promove o espetáculo “Travessia: do ancestral ao curumim”, do Curso de Formação Básica em Dança, no Theatro José de Alencar. A apresentação ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro (terça e quarta-feira), às 19h, com entrada gratuita e entrega opcional de um quilo de alimento. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, administrado pelo Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Theatro José de Alencar

Dirigido por Valéria Pinheiro, “Travessia” fala das brincadeiras e experiências estéticas nos ritmos, corpo e voz da cultura popular cearense, onde a ancestralidade conversa com o curumim. “Fazer com que os alunos e alunas tenham cada vez mais contato com a nossa cultura por meio desse espetáculo é um grande presente”, revela Valéria.

Neste ano, serão 120 alunos no palco, orientados por nove professores e acompanhados por um grupo musical que proporcionará ao público a experiência da música ao vivo no espetáculo. Segundo a coordenadora da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, Marina Carleial, a obra é um momento de muita riqueza e aprendizado para os alunos. “Vemos os espetáculos na escola Pública de Dança como mais uma estratégia pedagógica que engrandece nossos alunos e suas famílias. O resultado é sempre uma obra que nos emociona”, comenta Marina.

O Curso de Formação Básica em Dança possui seis anos de duração para crianças e jovens e está com inscrições abertas para nova turma em 2019. Em 2017, o curso formou sua primeira turma, apresentando o espetáculo “Lança”.

Ficha Técnica do espetáculo “Travessia: do ancestral ao curumim”

Dramaturgia e concepção: Valéria Pinheiro
Coreografia: Valéria Pinheiro, Gizele Patrício, Dayana Ferreira e Éder Soares
Ensaiadoras: Amanda Teixeira, Dandara Matos, Dayana Ferreira e Gizele Patrício
Professores colaboradores: Alda Pessoa, Angela Souza, Jorge Luiz Alves, Lenice de Sousa
Direção musical: Rodrigo Claudino
Banda: Guilherme Cunha (Flauta, Pífanos, percussão e vocal), Samira Carvalho (Vocal e Percussão), Matheus Ribeiro (Sanfona e vocal), Rodrigo Claudino (Viola Caipira, percussão e vocal), Valéria Pinheiro (Percussão e Voz), Dayana Ferreira (Calimba) e Eder Soares (Berimbau e percussão).
Arranjo e preparação do coral: Lenice de Sousa
Figurino: Evania Luz e Marina Carleial
Luz: Walter Façanha
Intérpretes: Alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos da Formação Básica em Dança da Vila das Artes

Serviço

“Travessia: do ancestral ao curumim”

Onde: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
Quando: Dias 27 e 28/11 (terça e quarta-feira)
Horário: 19h
Acesso gratuito, por ordem de chegada, mediante lotação.