Cuba comemora 62 anos do desembarque do Granma

A ação deu o impulso definitivo à luta revolucionária que em pouco mais de dois anos culminaria com o triunfo da Revolução, em 1º de janeiro de 1959.


Cuba

Durante a homenagem oferecida pelas Forças Armadas Revolucionárias e o povo de Santiago diante da cripta coberta pela bandeira cubana, no cemitério de Santa Ifigenia, foram colocadas coroas de flores em nome dos Conselhos de Estado e de Ministros e do povo de Cuba

Grinaldas do primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC), general-de-exército Raúl Castro Ruz, e do presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros Miguel Díaz-Canel Bermúdez, foram depositadas no mausoléu do Herói Nacional cubano José Martí, para comemorar, em 2 de dezembro, o 62º aniversário do desembarque do Granma.

Durante a homenagem oferecida pelas Forças Armadas Revolucionárias e o povo de Santiago diante da cripta coberta pela bandeira cubana, no cemitério de Santa Ifigenia, foram colocadas coroas de flores em nome dos Conselhos de Estado e de Ministros e do povo de Cuba.

Em seguida, rosas brancas foram colocadas junto dos túmulos de Carlos Manuel de Céspedes e Mariana Grajales Cuello, Pai e Mãe da Pátria, respectivamente, e em homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana, que liderou aquele desembarque, Fidel Castro Ruz.

Uma cerimônia militar que também celebrou o Dia das Forças Armadas Revolucionárias começou com a mudança da guarda de honra neste local sagrado da Pátria, cerimônia solene assumida desta vez por alunos da Academia Naval Granma, Ordem Antonio Maceo, de Havana e estudantes da Escola Militar Camilo Cienfuegos de Villa Clara, selecionados como estímulo para seus resultados integrais.

Ainda, participaram do tributo os membros do Comitê Central do PCC Lazaro Exposito Canto, primeiro secretário do Partido nessa província; Beatriz Johnson Urrutia, vice-presidenta do Conselho de Estado e presidenta da Assembleia Provincial do Poder Popular no território, e general-de-brigada Ricardo Rígel Tejeda, chefe da Região Militar.

Participaram também militares de alta patente das FAR, líderes partidários, organizações de massa e estudantis, membros da Associação de Combatentes da Revolução Cubana e moradores de Santiago.
__________

Fonte: Radio Rebelde, via jornal Granma