Nágyla Drumond: Juntos por um Ceará do Conhecimento

“Não existe progresso sem Ciência. Por isso, trabalhamos para defendê-la e torná-la acessível ao povo cearense. Estamos convencidos de que este é o melhor caminho para o alcance de um desenvolvimento inclusivo e socialmente responsável para todos (as)”.

Por Nágyla Drumond*

Secitece

Nesses quatro anos à frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, sob a liderança do governador Camilo Santana e, primeiramente, com o então Secretário Inácio Arruda, que reassume o cargo, adotamos o Ceará do Conhecimento como pauta fundamental na agenda de políticas de Estado, de forma a compor o repertório da gestão pública com o planejamento de ações, projetos e programas de maneira integrada, numa abordagem multidisciplinar com valorização à diversidade do povo cearense, atenção especial à erradicação da pobreza, atração de grandes empresas e negócios em tecnologia e popularização e divulgação científica.

Nesse sentido, tomamos a decisão de colocarmos à mesma mesa a gestão pública, a Universidade e o setor privado, a fim de pautar as possibilidades e desafios na construção de um Ceará Inovador para todos os cearenses, garantindo o acesso universal à ciência, com o direito de viver num estado que produza tecnologia e inovação para melhorar a vida do povo cearense em condições de trabalho, saúde, educação, mobilidade urbana, segurança hídrica, segurança pública, comunicação e cultura gerando mais riquezas e oportunidades.

Um exemplo dessa escolha estratégica é a decisão do Governo do Ceará de destinar 1,01% da receita tributária líquida do Estado para a Funcap, neste ano de 2018. O governador Camilo Santana assumiu o compromisso de chegar a 2% dessa receita, como manda a Constituição, gradativamente, em um período de 10 anos. O repasse desses recursos representará, no final de 2027, mais de 3 bilhões de reais para a ciência e tecnologia.

O trabalho da Secitece, que neste ano completa 25 anos de existência, vem sendo realizado em conjunto com suas instituições vinculadas: Uece, UVA, Urca, Nutec, Funcap e Centec, num ambiente de diálogo franco e propositivo com respeito ao papel de cada uma das instituições que compõem o ecossistema de CT&I.

Não existe progresso sem Ciência. Por isso, trabalhamos para defendê-la e torná-la acessível ao povo cearense. Estamos convencidos de que este é o melhor caminho para o alcance de um desenvolvimento inclusivo e socialmente responsável para todos (as).

Das terras alencarinas, os cearenses abraçarão o mundo. No Ceará é assim. No Ceará tem disso, sim.

*Nágyla Drumond é Presidenta do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (Cogefit) e ex-secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).


Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.