Álvaro Gomes: Facilitação da posse de armas não combate a violência

O presidente do IAPAZ (Instituto de Estudos e Ação pela Paz com Justiça Social), Álvaro Gomes, criticou o decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado nesta terça-feira (15/01), que flexibiliza a posse de armas de fogo no Brasil. Para Álvaro, a medida não é o caminho correto para enfrentar os problemas da segurança, pois ter mais pessoas armadas não pode ser eficiente no combate à violência.

.
 

“Não existe estudo no mundo que comprove que liberação e facilitação de armas tenha reduzido a violência.
Ao contrário, isso facilita. Lamento que, com tantos problemas sociais graves, a principal preocupação seja facilitar a posse de arma, equipamento que tem como objetivo ferir ou matar”, defendeu o presidente do IAPAZ.

Álvaro Gomes ainda afirmou que o instituto, criado em 2003, vai analisar com calma o decreto para adotar as medidas que deverão ser tomadas, desde a conscientização da sociedade sobre os riscos de ter mais armas e até ações jurídicas que questionem a constitucionalidade do decreto. “Devemos combatê-lo [o decreto] com veemência. Pra mim, é inconstitucional, mas vamos analisar”, disse.

O caminho para a paz, segundo o presidente do IAPAZ, está na promoção da igualdade social. “Acima de tudo, devemos preservar a vida humana. Longe de necessitarmos de armas, necessitamos de justiça social, de políticas que reduzam as desigualdades”, pontuou.