Sobral: SBPC reunirá cientistas de todo o Brasil
Sobral sediará a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no período de 27 a 30 de março. O evento faz parte das comemorações do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, formulada pelo físico alemão Albert Einstein. A comprovação aconteceu na cidade de Sobral, através da observação feita por uma equipe de astrônomos, durante o mais famoso eclipse solar da história
Publicado 23/01/2019 23:29 | Editado 04/03/2020 16:22
A decisão de trazer a reunião da SBPC para Sobral foi decidida na tarde desta terça-feira (22/01), durante reunião entre o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e membros da comissão organizadora dos eventos.
Durante a reunião da SBPC, cientistas de todo o Brasil estarão em Sobral, discutindo temas como a “Educação básica de qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”.
O Governo do Ceará, através da Secitece, integra oficialmente a comissão organizadora das comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, que acontecerá em maio de 2019. A equipe é composta por cientistas de todo o Brasil, além de representantes da Secitece, da Prefeitura de Sobral, da UVA e da UFC. Varias atividades serão promovidas durante este ano, incluindo eventos locais, nacionais e internacionais que vão comemorar a data e incentivar a melhoria da educação em física e astronomia.
As comemorações dos 100 anos da Teoria da Relativa começaram em maio de 2018, durante o Ano Municipal das Ciências, com palestras, exposições e aulas sobre astronomia.
Além da SBPC, o evento vem sendo articulando junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Sobral e a Teoria da Relatividade
Para comprovar a Teoria da Relatividade, o físico alemão Albert Einstein enviou à Sobral, em 1919, uma equipe de astrônomos para fotografar estrelas distantes, momentaneamente visíveis quando a Lua passou sobre o Sol durante um eclipse total. Outra equipe foi enviada à Ilha do Príncipe, próxima à Africa, para o mesmo feito.
A Relatividade Geral previu que os raios de luz emitidos por estrelas distantes viajariam por trajetórias curvas ao passar pelas proximidades do Sol. Após análises das imagens, Einstein confirmou que a matéria distorce o tempo-espaço e que pode ser convertida em energia e vice-versa.
Assim, a Teoria da Relatividade estabelece relações entre massa e a energia de um corpo, além de explicar que tempo e espaço são relativos, dependendo do ponto de vista do observador. Outra comprovação é de que a velocidade da luz é uma constante igual para todo o universo.
Após o episódio, Sobral entrou para o cenário mundial, como palco da comprovação da teoria que revolucionou a ciência moderna, derrubando ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.