UBM Ceará convoca plenária ampliada para articulação do 08 de Março

A UBM é uma das organizações de mulheres articuladoras do ato unificado em Fortaleza. A plenária discutirá a participação da entidade na manifestação, tendo como foco o ataque à Previdência Social por meio da reforma em discussão na Câmara dos Deputados.

Plenária UBM Ce

A União Brasileira de Mulheres (UBM) realizará na próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, a segunda plenária ampliada para articulação do 08 de Março unificado no Ceará. A primeira foi realizada na última quarta, 20 de fevereiro, contando com a participação de dirigentes e filiadas, como a deputada estadual Augusta Brito, recém reeleita Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa.

Segundo Francileuda Soares, presidenta estadual da UBM Ceará, o momento é de denúncia: “Vamos pras ruas denunciar o machismo, a misoginia e os feminicídios, mas também denunciar que a Reforma da Previdência atingirá principalmente a nós, mulheres! Nós seremos as que mais sofrerão o impacto, porque trabalharemos muito mais e continuaremos com dupla ou tripla jornada de trabalho. Na maioria dos lares, ainda somos nós mulheres as responsáveis pelos serviços domésticos, independente se provemos também o sustento das nossas famílias.”

A fala de Francileuda delimita bem o tema escolhido pelos movimentos de mulheres do Ceará para o ato unificado deste ano: “Pela vida das mulheres, somos todas Marielle, Stefhani, Ingrid e Dandara!” O título homenageia mulheres cujos assassinatos promoveram intensos debates na sociedade: Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, denunciava o machismo na política de maneira firme e contundente. Stefhani Brito foi vítima de feminicídio com apenas 22 anos. Ingrid Mayara foi assassinada pela polícia em 2013, no Bairro Ellery, em Fortaleza. Dandara, travesti, foi brutalmente espancada, assassinada e teve sua tortura exposta por meio de um vídeo que viralizou o mundo inteiro. Todas essas mulheres serão lembradas, para que suas histórias não sejam repetidas com outras. A manifestação ocorrerá no próprio dia 08 de março e tem início a partir das 15 h, na Praça General Murilo Borges, popularmente conhecida como Praça da Justiça, no Centro de Fortaleza. Entre os principais pontos do itinerário estão o prédio da Previdência Social e o Instituto Federal do Ceará – Campus Fortaleza, antes de finalizar na Praça da Gentilândia, no Benfica. Além dos discursos de protesto, o evento contará também com apresentações de mulheres que se destacam na cena musical cearense, como Jord Guedes e Ercília Lima.

A plenária da UBM Ceará será aberta às mulheres que desejarem conhecer a entidade, ou ainda, que quiserem somar forças para o ato unificado do 08 de Março no Ceará. O encontro terá início a partir das 18 h, na Av. da Universidade, 3199, Benfica, próximo ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza.

Serviço
Plenária Ampliada da UBM Ceará
Quando: Quinta-feira, 28 de fevereiro.
Horário: A partir das 18 horas.
Local: Av. da Universidade, 3199. Benfica.