Recife faz ato político e multicultural pela liberdade de Lula

Milhares de pessoas vão se reunir neste domingo (7), no Brasil e no mundo, com um único propósito: protestar contra a prisão arbitrária e ilegal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e defender sua liberdade. A data marca os exatos 365 dias em que Lula é mantido prisioneiro na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), por forças reacionárias do país. As manifestações são organizadas pela Jornada Mundial Lula Livre e se estenderão até o dia 10 de abril.

 

No Recife, a programação inclui atividades de lazer, culturais, gastronômicas e políticas. A partir das 11h, no Armazém do Campo, no Bairro do Recife, acontece o festival de pipas gigantes, às 14h, organizado pelo Coletivo 13; apresentações literárias (poesia); panfletagem; bicicleata; e o Encontro de Blocos pela Democracia, tudo regado a uma suculenta feijoada, um dos pratos nordestinos preferidos do ex-presidente Lula. 

A concentração das agremiações que participarão do Encontro de Blocos será na Avenida Rio Branco, próximo ao bar Budega do Véio, no Bairro do Recife, a partir das 14h. Segundo os organizadores do encontro, vai ter “a bateria nervosa de Gigantes do Samba, orquestra de frevo, o dragão do Eu Acho É Pouco, além de mais de dez blocos: Azougue; Bloco da Diversidade; Bloco da UJS; Bloco da URSENE; Bovoá com Elas; Eu Acho É Pouco; MST; Na Boca do Povo; Sapo Barbudo; Seu CUCA é Nois; UMES em Folia.

O Maracatu Leão de Fogo, o Dragão Devorador de Igarassu, o Maracatu do Século 21 e o Maracatu Cambinda Estrela também farão cortejo pelas ruas do Bairro do Recife até a Praça do Arsenal onde haverá um palco para discursos e apresentações musicais. Diversos artistas e bandas já confirmaram presença. Às 14h, o grupo Ciclistas pró Lula Livre se encontrará no Parque Santana, em Casa Forte, para enfeitar as bikes com bandeiras e seguir até a Praça do Arsenal.

O ato político acontece na Praça do Arsenal (Bairro do Recife), a partir das 15h, com a participação de dirigentes, filiados e militantes de partidos políticos, como o PCdoB; artistas; parlamentares; movimentos populares; centrais sindicais e sindicatos. Dirigentes e parlamentares do PCdoB de Pernambuco gravaram vídeos convocando os comunistas e a população em geral para se integrarem a essa luta.

Em sua mensagem, o vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB, Luciano Siqueira, disse que ao participar da manifestação “praticamos um gesto coletivo em defesa da liberdade Lula”. “Este instante concentra, simboliza, as nossas energias na democracia, na soberania do país e na rejeição ao governo Bolsonaro que ameaça os direitos fundamentais do nosso povo”.

Assista abaixo aos vídeos com mensagens de Luciano Siqueira, Marcelino Granja, presidente estadual do PCdoB Pernambuco; Cida Pedrosa, secretária da Mulher do Recife e dirigente comunista; e do deputado estadual João Paulo Lima alusivas ao evento.

Caetés (PE)

Na cidade de Caetés, no Agreste de Pernambuco, haverá vigília e romaria ao sítio onde Lula nasceu, organizadas pelas entidades e partidos que compõem o comitê Lula Livre, seguida de ato ecumênico.

Do Recife, Audicéa Rodrigues