Presidente de Cuba alerta para novas ameaças dos EUA à América Latina

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse que o governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, tem piorado as “precárias” relações bilaterais “para o nível mais baixo” que já estiveram na história.

Cuba

O presidente do regime de Washington afirmou que, durante seis décadas, o governo cubano tem continuado apesar do bloqueio comercial dos Estados Unidos e se perguntou que outras medidas poderiam ser tomadas contra a Revolução Cubana.

Miguel Díaz-Canel disse que à Assembleia Nacional, na plenária de encerramento, dizendo que o governo liderado por Donald Trump “claramente visa a apertar o cerco contra a soberania cubana, reduzindo novamente o bloqueio e especialmente a perseguição financeira “.

No início de abril Steven Mnuchin, Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, informou que as empresas Ballito Bay Shipping Inc. e Proper Management Inc. foram incluídas em uma “lista negra” por operar no setor de petróleo na Venezuela. Esta sanção é adicionada às dezenas de medidas autoritárias que o governo dos Estados Unidos tomou contra Cuba.

Espera-se para os próximos dias que o Conselheiro de Segurança Nacional na Casa Branca, John Bolton, faça um discurso sobre Cuba, Venezuela e Nicarágua. O representante da Casa Branca deve anunciar novas sanções à ilha caribenha e aumentar a pressão sobre estes governos da América do Sul e América Central que não rezam pela cartilha do regime de Washington.