Novo presidente militar da Apex demite olavistas

Alas em disputa no governo escancaram entrevero

g

O jornal O Estado de S. Paulo informa que o novo presidente da Agência de Promoção à Exportação (Apex) destitui diretores ligados ao chanceler Ernesto Araújo. Indicado por militares, Sérgio Segóvia, o novo presidente, destitui da agência Letícia Catelani e Márcio Coimbra, ambos da cota pessoal de Araújo.

Letícia, segundo o jornal Correio Braziliense, é filiada ao PSL. Chegou a comandar o partido em São Paulo. Mas acabou sendo afastada depois de partir para a briga com o ex-ministro Gustavo Bebianno, então homem-forte do partido de Bolsonaro. Ela é vista como arrogante e autoritária. Desde a semana passada, Letícia vinha tentando minar Segovia, ao espalhar que ele não tinha as condições necessárias para o cargo, porque sequer falava inglês.

Segóvia assumiu o cargo nesta segunda-feira, 6, e é o terceiro presidente da agência no governo Jair Bolsonaro. Desde janeiro, a Apex se tornou um dos principais focos de embate entre “olavistas” e militares, com embates, principalmente, entre Letícia e os dois últimos presidentes. Na última sexta-feira, o diretor Márcio Coimbra já havia pedido demissão do órgão.

Nota

O novo presidente é contra-almirante na Marinha Brasileira e atuou em diversas áreas do órgão. Ele aproveitou a nota da Apex para afastar boatos que vinham sendo espalhados por integrantes da Apex de que o militar não teria experiência em comércio exterior e não fala inglês, duas exigências para assumir o cargo.

“Na área de comércio exterior, (Segóvia) foi responsável pelos processos de logística e de aquisição internacional, quando encarregado do grupo de recebimento de navio no estrangeiro. É fluente nos idiomas inglês e espanhol”, afirmou a agência na nota.

“A chegada do novo presidente implicará em algumas mudanças na Agência, já iniciadas hoje, com a decisão de Segovia de destituir de suas funções os senhores Marcio Coimbra, diretor de Gestão Corporativa, e Letícia Catelani, diretora de Negócios. Em breve serão informados os nomes dos novos ocupantes dos referidos cargos, cuja indicação estará sob responsabilidade do Conselho Deliberativo Administrativo”, completa o texto.