Lideranças estudantis de Codó recebem apoio de Márcio Jerry

 

Márcio e lideranças de codó - Saulo Marino

Lideranças estudantis de Codó, entre alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), vieram até São Luís solicitar junto ao deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), apoio contra o corte de verbas proposto pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo os estudantes, o corte no orçamento planejado pelo governo federal para a Universidade e para o Instituto, que já têm dinheiro escasso, comprometerá o funcionamento dos campi nos próximos meses. “Ao que tudo indica o dinheiro não vai dar para fechar o mês de agosto. Nós queríamos vir até aqui fazer uma reunião com o deputado federal para pedir uma biblioteca, uma quadra poliesportiva, mas, pelo momento que estamos vivendo, só que não haja cortes no orçamento já é uma vitória”, afirmou Lucas Alexandre, graduando e representante do Centro Acadêmico da Agronomia do IFMA.

Márcio Jerry, que na última quinta-feira (16), apresentou projeto de lei para impedir a suspensão e a redução dos recursos destinados aos pesquisadores de todo o país, se comprometeu em seguir na luta. “Não se trata pura e simplesmente de fazer oposição ao Bolsonaro, não é porque eu sou de esquerda, não é porque eu sou 'devoto' de Paulo Freire, a questão é que a educação é a única saída para o Brasil, mas esse governo é contra a educação porque ela é libertadora. Eu, por exemplo, só estou aqui como deputado recebendo esses alunos porque tive acesso aos estudos e mudei minha realidade do sertão maranhense”, afirmou Márcio Jerry.

A comitiva que veio até São Luís foi composta por Ana Clara, técnica agropecuária, Kelly Pinheiro, representando o Centro Acadêmico de Alimentos, Wadson Marques, do Centro Acadêmico de Ciências Naturais, e Valdeci Calixto, Secretário Municipal de Juventude de Codó.