Fetraf/PE vai reunir 2 mil trabalhadores em atos no Recife nesta sexta

Para marcar a XI Jornada Estadual de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária de Pernambuco, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/PE) realiza nesta sexta-feira (24) ampla mobilização no Recife. Pela manhã, cerca de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras participarão de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). 

Fetraf Pernambuco vai reunir 2 mil trabalhadores em atos no Recife nesta sexta - Divulgação

A reunião, articulada pelo deputado estadual João Paulo Lima (PCdoB-PE), é mais uma manifestação dos agricultores contra a reforma da Previdência e o desmonte da Educação e dos direitos dos trabalhadores praticados pelo governo Bolsonaro. Segundo o coordenador da Fetraf Pernambuco, João Santos, a audiência pública está prevista para começar entre 10h/10h30 e a concentração às 8h30, no pátio da Alepe.

À tarde, a partir das 13h, os trabalhadores e trabalhadoras seguirão em caminhada até o Palácio do Campo das Princesas, onde se reunirão com o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, e outros representantes do Governo do Estado. O governador Paulo Câmara não participará do encontro, pois acompanhará a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao estado. Na audiência, os representantes da Fetraf Pernambuco entregarão ao governo estadual sua pauta de reivindicações visando ao desenvolvimento da agricultura familiar em Pernambuco.

As reivindicações estão distribuídas em oito itens: Crédito fundiário; Reorganização dos instrumentos de política agrícola para a geração e garantia da renda da agricultura familiar; Apoio à comercialização da agricultura familiar; Questões ambientais, sustentabilidade e agroecologia; Democratização do acesso a água e à infraestrutura hídrica; Chapéu de Palha para a agricultura familiar; Estruturação do Sistema Fetrafiano; e Participação social na construção de políticas públicas.

“A Jornada de Luta dos Agricultores coordenado pela Fetraf/PE e Sintraf’s é um momento no qual os agricultores formulam, por meio de suas entidades, propostas para viabilizar as políticas públicas para o campo. Na história da FETRAF/PE o calendário da Jornada de Luta já faz parte da vida dos agricultores. A agricultura familiar, é hoje responsável por grande parte da alimentação humana, tem criado espaço na sociedade e vem construindo um projeto social, ambiental e político para o campo”, explica o coordenador da Fetraf Pernambuco.

O tema da jornada deste ano é “Pelo Desenvolvimento da Zona da Mata e do Semiárido, Fortalecendo o Meio Ambiente”.
 
Do Recife, Audicéa Rodrigues