Assembleia celebra 1 ano de Casa da Mulher Brasileira

Uma sessão solene, requerida pela deputada estadual Augusta Brito, celebrará um ano de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira do Ceará. O evento ocorre nesta segunda-feira, 1° de julho, a partir das 15 h, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa.

CMB CE

 A Casa da Mulher Brasileira do Ceará, CMB/CE, completou um ano de funcionamento no último dia 23 de junho. O equipamento é um centro de atendimento humanizado especializado para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. No espaço da CMB/CE, atendem os órgãos de enfrentamento à violência contra as mulheres cearenses: o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (CERAM), o Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde (CRMFC/PMFOR), a Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM Fortaleza), o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Defensoria Pública (NUDEM), o Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público (NUPROM), o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, a Patrulha Maria da Penha, a célula de autonomia econômica da SPS, uma brinquedoteca e uma casa de passagem.

 
A Casa da Mulher Brasileira é a principal ação do programa "Mulher, Viver Sem Violência". Porém, a ideia foi concebida pelo movimento Marcha das Margaridas e solicitada à Presidenta Dilma Rousseff, em 2013. A primeira Casa da Mulher Brasileira foi implantada em 03 de fevereiro de 2015, em Campo Grande (MS), por ser a capital de maior índice de violência contra as mulheres.
 
Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Ceará
 
A deputada estadual Augusta Brito requisitou uma sessão solene para celebrar um ano de funcionamento da CMB/CE. Foram realizados 21.907 atendimentos no primeiro ano de funcionamento do órgão. Destes atendimentos, 12.175 mulheres estão cadastradas. Os dados foram organizados pelo Athena, sistema desenvolvido no Ceará, para conhecer o perfil das mulheres atendidas.
 
A sessão solene acontece nesta segunda-feira, dia 1° de julho, a partir das 15 h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.