A cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), recebe na sexta-feira (12/7), das 9 às 14 horas, a Plenária dos Metalúrgicos de Minas Gerais. O evento, promovido por três federações de trabalhadores metalúrgicos que atuam no estado – a Fitmetal, a FEM-CUT e a Femetalminas – ocorre num momento em que a categoria é vítima de dois retrocessos: o avanço da desindustrialização no Brasil e os ataques do governo Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores.
Por André Cintra
A ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) publicou no Twitter que o governo Bolsonaro defende o pobre trabalhando desde a infância e sem alcançar a aposentadoria. Infelizmente, ela viu a tropa governista dando um importante passo nesse sentido ao aprovar, por 379 a 131, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 06/2019 que prejudica milhares de trabalhadores do INSS.
Tantos diálogos revelados e a reforma da Previdência vai passando de cambulhada. Aliás, parece que é favas contadas. A reforma é cheia de maldades. Reforma contra a população. Do vigilante ao policial, passando por professores e quejandos. Até pensão por morte, de um salário mínimo, será lixada. Portanto, para não dizer que não falei em Previdência, deixo registrada minha crítica e algumas sugestões.
*Por Lenio Luiz Streck
Num discurso contundente contra a aprovação do texto-base da reforma da Previdência, a líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), disse que os deputados governistas que empunhavam a bandeira do Brasil no plenário da Casa estavam vendendo o direito da grande maioria do povo brasileiro.