Eleição na Bolívia: Evo Morales lidera com 35%, aponta pesquisa 

Na primeira pesquisa após o início oficial do período eleitoral na Bolívia, o atual presidente Evo Morales desponta na liderança. Evo, do Movimiento al Socialismo (MAS), tem 35% das intenções de voto para o primeiro turno, marcado para 20 de outubro. O ex-presidente Carlos Mesa (2003-2005), da coalizão Comunidad Ciudadana, aparece em segundo com 27%, seguido pelo senador Óscar Ortiz, com 11%.

Evo Morales

Outros 24% afirmaram que ainda não decidiram seu voto. São esses os votos em que mira o presidente Evo Morales para garantir seu quarto mandato ainda no primeiro turno e governar o país latino-americano até 2025. A pesquisa, realizada pela agência Mercados y Muestras com base em 800 entrevistas, apontou um cenário desfavorável ao candidato do MAS em caso de segundo turno – ele perderia para Mesa por um ponto percentual.

O sistema eleitoral da Bolívia prevê a vitória ainda em primeiro turno para quem obtiver mais de 50% dos votos, ou mais de 40% com dez pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado. Um total de 6,5 milhões de bolivianos estão aptos a votar. Além do presidente, serão eleitos 130 deputados e 36 senadores.

Nos discursos, Evo Morales mostra-se confiante com uma vitória no primeiro turno. Em Santa Cruz de la Sierra, o presidente afirmou que pretende vencer o pleito com 4 milhões de votos.

"Em 2005, mais de 1 milhão de bolivianos votaram pelo nosso processo. Na eleição seguinte, mais de 2 milhões, na última eleição mais de 3 milhões. Esperamos que agora sejam mais de 4 milhões de bolivianas e bolivianos que vão votar pelo Movimiento Al Socialismo", declarou.

Com informações do Brasil de Fato