Gilmar Mendes quer perícia para atestar autenticidade dos diálogos

Em entrevista ao blog do Josias, publicado no UOL, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta quarta-feira (7) que no “momento já se pode fazer perícia" para atestar a autenticidade dos diálogos extraídos por criminosos dos celulares de autoridades.

Lava Jato

“Referindo-se aos membros da força-tarefa de Curitiba como delinquentes, Gilmar afirmou que, "em tese", o próprio Supremo pode determinar a realização de perícia. Realçou que há na Corte duas cópias do material apreendido pela Polícia Federal no âmbito do inquérito sobre a ação dos hackers. Mencionou a possibilidade de ocorrer uma terceira requisição”, diz o blog.

O jornalista Josias de Souza lembra que a primeira cópia foi solicitada à Justiça Federal pelo ministro Luiz Fux a pedido do PDT, que recorreu ao Supremo para afastar o risco de destruição das mensagens. A segunda foi requerida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator de inquérito secreto aberto no Supremo em março, a pretexto de apurar ataques à Corte e aos seus membros.

Segundo Gilmar, o colega Ricardo Lewandowski deve requisitar outra cópia, para anexar em processo que está sob sua relatoria.