Nota do PCdoB RS: Não podemos tornar isso natural!

O PCdoB RS considera um lamentável desserviço à democracia e ao nosso Estado o projeto do secretário do governo Leite, no momento licenciado, deputado Ruy Irigaray (PSL), que propõe vedar "qualquer comemoração, homenagem a personalidades ou datas alusivas ao comunismo".

.

O deputado utiliza-se de sofisma e comparação leviana para atacar uma tradição política democrática que representa a luta histórica por direitos dos trabalhadores e do povo, e que contribuiu decisivamente nas grandes transformações sociais ocorridas no mundo e no Brasil. Tradição política de nomes como Luis Carlos Prestes, Jorge Amado e João Amazonas.

Com postura que lembra muito o fascismo, o deputado alinha-se ao que há de pior na política. Alinha-se àqueles que defendem o obscurantismo e a perseguição aos que não pensam como ele. Não é mera coincidência que, em todos os momentos nos quais a democracia inexistiu no Brasil, os comunistas foram perseguidos e jogados na clandestinidade. Isto não pode acontecer de novo.

Neste sentido, o PCdoB faz um chamamento aos setores democráticos do nosso Estado para que não aceitem tal afronta à democracia. Não podemos permitir que essa visão prevaleça e seja naturalizada!

Direção Executiva do PCdoB RS