Aurélio Matias lança livro sobre resistência à ditadura no Cariri
O evento acontece na próxima segunda, 19, dentro da programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Publicado 16/08/2019 14:08 | Editado 04/03/2020 16:22

O professor Aurélio Matias, historiador e dirigente do Sindicato Apeoc, lançará nesta segunda feira, dia 19, dentro da programação da Bienal Internaciona do Livro do Ceará, seu novo livro: Resistência, Rota de Fuga e Refúgio: o Cariri Cearense na Ditadura Militar.
A obra é uma interpretação sociológica de como se deu o período ditatorial na região sul do Ceará, o autor aborda os aspectos políticos, econômicos da região, e apresenta depoimentos, alguns inéditos, de personagens que resistiram e foram vitimas do arbítrio. É feita também a analise dos grupos que agiram na região, a AP- Ação Popular e o PCdoB – Partido Comunista do Brasil. Entre os depoimentos constam falas de Ermengarda Sobreira, Eudoro Santana, Haroldo Lima, José Luís Guedes, Alanir Cardoso, dentre outros.
O livro é uma publicação do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP e será apresentado no evento pela médica e professora Helena Serra Azul, presa política
durante a ditadura militar.

O lançamento, uma promoção INESP e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, acontecerá nesta segunda, dia 19, às 18h, na XIII Bienal do Livro, na Praça O quinze, no Centro de Eventos do Ceará.
Contatos do autor para adquirir a obra: Whatsapp: (88) 988593866 e-mail: aurelio65123@gmail.com