Secitece lança documentário dos 100 anos do Eclipse de Sobral

 Atividade organizada pela Secitece dentro da Bienal do Livro contará debates com sobre debates sobre a importância do Ceará na comprovação da Teoria da Relatividade

Lancamentos documetario

 A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará dedicará parte de sua programação às comemorações pelo centenário da comprovação da Teoria da Relatividade. No evento, um debate com o tema “O Eclipse que comprovou a Teoria de Einstein” reunirá nomes importantes do cenário científico e servirá também de palco para o lançamento do documentário “Do Ceará para o mundo: a comprovação da Teoria de Einstein no luminoso céu de Sobral”. As atividades estão marcadas para esta terça-feira, dia 20 de agosto, às 18h, no Espaço Luz do Conhecimento, no Centro de Eventos do Ceará – Mezanino 01.

Participarão das discussões o físico e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira; e o astrofísico e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro. A apresentação das atividades ficará por conta do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; e a mediação será realizada pelo presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef), Barros Neto.

Mais sobre o centenário da comprovação –Durante todo este ano, o Ceará é destaque dentro das comemorações mundiais pelo centenário da comprovação da Teoria da Relatividade. Em maio de 1919, cientistas ingleses e brasileiros estiveram no município de Sobral para visualizar um eclipse solar que ajudou a comprovar a teoria do físico alemão Albert Einstein.

A observação do Eclipse em Sobral marcou uma revolução nos estudos sobre a Física e o modo como entendemos o universo, destacando o Ceará como um marco na história da Ciência. A observação ocorreu na Praça do Patrocínio e também no Jockey Club da cidade, e contou com instrumentos astronômicos de alta qualidade para a época.

Ciência e Tecnologia na Bienal – Robótica, astronomia, biologia, física, lançamentos de livros e palestras são algumas das atividades em Ciência e Tecnologia que acontecem na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento vai até o dia 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, com programação científica e tecnológica organizada pela Secitece e coordenada pelo Nutec e Instituto Centec. As atividades estão concentradas no Espaço Luz do Conhecimento, no Mezanino 1.

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará tem como tema “As cidades e os livros”. É uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e apoio do Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Bienal do Livro – Lançamento de documentário e debate sobre sobre os 100 anos do Eclipse de Sobral

Data: 20 de agosto de 2019 (terça-feira)

Horário: 18 horas

Local: Centro de Eventos do Ceará – Mezanino 1

Entrada franca