Governo Bolsonaro manobra no Senado na comissão que trata de queimada

A senadora Eliziane Gama (MA), líder do Cidadania (antigo PPS) no Senado, afirmou que houve uma manobra de setores ruralistas para se apoderar da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), que vai centralizar o debate sobre as queimadas que atingem a Amazônia no Congresso Nacional.

Eliziane Gama - Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) foi indicado pelo governo e é membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada bancada ruralista, informa o site Congresso em Foco.

Segundo a senadora, a presidência da comissão foi entregue ao seu partido ainda em fevereiro, quando as bancadas dividiram suas participações entre as comissões do Senado. “Foi um acordo conversado com o presidente Davi Alcolumbre e com todos os demais partidos. Mas, de repente, tivemos uma candidatura posta hoje, ou até ontem, porque a instalação da comissão estava prevista para ontem e foi adiada para hoje”, reclamou Eliziane.

De repente, denuncia a senadora, o Cidadania foi informado que o senador Zequinha Marinho (PSC-PA) assumiu a presidência da CMMC. “Só às 12h tivemos a notícia de que teríamos outra candidatura patrocinada pelo governo. Zequinha foi chamado pelo governo, especificamente pelo setor que tenta desinformar a população no tocante às queimadas e ao desmatamento”, acrescentou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Ele havia sido anunciado como presidente da comissão por Davi Alcolumbre na semana passada. “O acordo não foi cumprido e, no meu entendimento, o governo interferiu nisso, porque foi muito rápido e lá eles conseguiram maioria para fazer a votação”, reforçou Eliziane.

“Foi preocupante para o governo deixar a comissão na mão de uma representação independente da oposição”, afirmou Eliziane, lembrando que o colegiado terá um papel importante no debate ambiental diante da crise que se instalou no país por conta do avanço dos desmatamentos na Amazônia.

“Chama a atenção porque aparentemente tem alguma coisa que o governo quer esconder. Percebemos uma tentativa de aparelhamento da Comissão de Mudanças Climáticas. E isso fortalece a importância dos outros mecanismos que temos para investigar essa questão, como a CPI das Queimadas”, acrescentou Alessandro Vieira, que tem defendido a CPI das Queimadas sugerida pelo Movimento Acredito e a CPI da Amazônia, cujo pedido de instalação foi protocolado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) nessa terça-feira (27).