Encontrados ossos na casa de ditator do Paraguai Alfredo Stroessner
Restos mortais de quatro pessoas foram encontradas em uma residência que foi de Alfredo Stroessner, ditador do Paraguai entre 1954 e 1989.
Publicado 08/09/2019 15:26

Foram encontrados ossos de quatro pessoas abaixo do piso do banheiro de uma casa em Ciudad del Este, no Paraguai, que pertenceu ao ditador Alfredo Stroessner, que comandou o país durante 35 anos. A informação é do Poral G1.
Quem os encontrou foram sem-teto que ocuparam a casa. De acordo com o jornal “ABC Color”, eles mesmos faziam a proteção do local durante alguns momentos –repórteres foram ao local na quinta (5) e não havia policiais.
Em entrevista a uma TV do Paraguai, o chefe da equipe de memória do Ministério da Justiça, Rogelio Goiburú, afirmou que as investigações vão determinar se os ossos de fato pertencem à vítimas do regime de Stroessner.
A mídia paraguaia descreve que foram as pessoas que ocupavam a casa clandestinamente começaram a cavar para procurar bens enterrados – algo comum no país.
O general Stroessner, que morreu exilado no Brasil em 2006, assumiu o poder em um golpe militar em 1954 e ficou no cargo até 1989, quando um aliado dele o removeu.
Durante seu regime houve opressão a grupos de oposição –em 1992, cerca de 700 mil documentos das forças de segurança foram tornados públicos.
Eles mostravam que o regime rotineiramente perseguia, sequestrava e torturava. Além disso, o Paraguai também fez parte da Operação Condor, uma colaboração de diferentes ditaduras sul-americanas.
Mario Abdo Benítez, o presidente atual do Paraguai, é filho do secretário pessoal de Stroessner.