Em defesa da Educação: Entidades convocam 48h de paralisação

Os diretores da executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE) reunidos na sede das entidades estudantis na última terça-feira (10) decidiram aderir à Greve Geral da Pós-Graduação e da Ciência e Tecnologia no dia 2 de Outubro.

48 h de luta

“Serão 48h de mobilização dos estudantes de todo o Brasil. No dia 2 serão atos nas ruas e no dia 3 atos diversos nas universidades, assembleias, aulas na rua e panfletagens”, explicou o presidente da UNE, Iago Montalvão.

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e as demais entidades estudantis em conjunto com trabalhadores da ciência e tecnologia, está convocando os pós-graduandos, pesquisadores, professores e demais setores da sociedade civil a se somarem à paralisação.

A pós-graduação, as universidades, a educação e a Ciência e Tecnologia tem sido os alvos preferenciais dos ataques do governo Bolsonaro.

Em nota a ANPG destaca que os ministros Paulo Guedes e Abraham Weintraub “em menos de seis meses, promoveram cortes de mais de 11.800 bolsas de estudos da pós-graduação, 300 milhões do orçamento da CAPES, 30% dos recursos para custeio das universidades federais”.

Greve mundial do Clima

Também está na pauta estudantil para os próximos dias a Greve Mundial do Clima no dia 20 de Setembro. Serão atos em todas as regiões do país que vão alertar principalmente para as queimadas na região da Amazônia.

Nesta terça-feira ainda o Estado do Mato Grosso decretou situação de emergência devido ao aumento dos incêndios florestais. O governo do Estado apontou que as queimadas e o período de quatro meses de estiagem fizeram com que a umidade relativa do ar variasse entre 7% e 20%, índices que podem causar riscos a saúde.