CDU – Alternativa real para eleitores portugueses residentes no Brasil

As eleições legislativas portuguesas (as mais importantes do país), serão realizadas no dia 6 de outubro. Os emigrantes possuem direito a 4 vagas no parlamento do país (que tem 230 deputados). Duas vagas são para emigrantes da Europa e outras duas para emigrantes de Fora da Europa.

CDU

Para quem acompanha o desenvolvimento do quadro político português é inescapável a conclusão de que a opção politicamente mais avançada em defesa dos interesses dos trabalhadores portugueses e dos emigrantes é a lista da Coligação Democrática Unitária, formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista os Verdes (PEV). No que tange aos emigrantes os principais pontos do programa da CDU são:

– Salvaguarda dos direitos dos portugueses no país de acolhimento.

– Reforço e alargamento da rede consular e das missões diplomáticas.

– Reforço dos direitos dos trabalhadores consulares e das missões diplomáticas.

– Eliminação do imposto para o Ensino de Português no estrangeiro.

– Acabar com o atraso da Segurança Social no envio das contribuições para efeito de cálculo da aposentadoria dos trabalhadores emigrantes.


Uma chapa portuguesa com certeza

O eleitores portugueses residentes no Brasil receberão, pelo correio, em suas casas, os boletins de voto já com portes de reenvio pré-pagos (isto é, sem custo de envio para o eleitor). Juntamente com os boletins seguirão instruções que devem ser observadas para não invalidar os votos, nomeadamente quanto à necessidade de envio individual de cada voto, acompanhado de cópia do documento de identificação do eleitor, através do invólucro/envelope enviado exclusivamente para isso.

A lista da CDU para Fora da Europa tem como candidatos Dulce Maria Kurtenbach (cabeça de chapa), Ludgero Escoval, António Ramos (1º suplente) e Maria Cecília Elói (2ª suplente). O mandatário (1) da chapa é Ildefonso Garcia, membro do Conselho Consultivo do Consulado de Portugal em São Paulo. A opção CDU é a quarta de baixo para cima (veja foto acima). Clique aqui para acessar o material da CDU, A Voz dos Emigrantes. Abaixo, um vídeo de campanha da CDU.



 
Wevergton Brito Lima, da Redação

1 – O mandatário é o representante legal da chapa junto às autoridades eleitorais portuguesas