Marabá sedia ato em defesa do meio ambiente e dos povos da Amazônia 

No próximo dia 17 (quinta-feira), ocorre em Marabá (PA), o Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia, que reúne personalidades do meio artístico, lideranças políticas e também dos movimentos ambiental e indígena, como o cacique caiapó Raoni Metuktire. A partir das 9h, no Ginásio Renato Veloso (Ginásio Poliesportivo da Folha 16), mesas de debates tomam conta da programação ao longo do dia.

Amazônia - Portal Brasil

No fim da tarde, ocorrerá uma caminhada em defesa da Amazônia e a noite encerram-se as atividades com um ato político-cultural, na Praça da Folha 16. O evento será transmitido ao vivo para todo o Brasil, via redes sociais.

O objetivo é ouvir da sociedade civil, ativistas e da comunidade acadêmico-científica quais são os problemas enfrentados na região Amazônica, que tem sido alvo constante de atentados criminosos contra a integridade da floresta, da sua rica biodiversidade e das comunidades tradicionais que lá residem. É também uma forma de expressar o posicionamento público do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia – que promove o ato –, em relação aos desafios e riscos que a cultura, floresta, rios e territórios da Amazônia estão enfrentando.

Criado em 28 de agosto na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o Fórum surgiu como uma resposta à política antiambiental e antiindigenista do governo Bolsonaro. Além de parlamentares do campo da oposição e partidos, reúne mais de 30 entidades dos movimentos sociais e organizações de classe. Para o coordenador do Fórum, o deputado Airton Faleiro (PT-PA), o evento em Marabá pode servir como inspiração para novas ações.

“Diante dos ataques do governo Bolsonaro ao meio ambiente e aos povos da Amazônia, somos chamados a reagir de forma unificada contra o discurso e atos oficiais que têm encorajado o capital predatório a destruir a Amazônia e o meio ambiente”, afirma Faleiro. Ele também destaca que o Fórum se coloca à disposição de outros estados da região e do restante do País para auxiliar em novas mobilizações.

Confira a programação:

Dia 17 de outubro, a partir das 9h – Marabá, Pará;

– 9h às 12h30, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Mesa de abertura e escuta dos movimentos sociais;

– 14h às 17, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Debate “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”;

– 17h às 18h30, itinerário a ser definido: Caminhada pelo Meio Ambiente;

– 18h30 às 22h, Praça da Folha 16: Ato político-cultural – encerramento.