Uma justa homenagem da Câmara aos heróis da Revolta dos Búzios 

A Revolta dos Búzios (1798), também conhecido como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, foi um movimento revolucionário negro, considerado um dos mais amplos do ponto de vista político, econômico e social do período Brasil-Colônia. Para homenagear os heróis desse importante levante, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) aprovou requerimento de realização de audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A audiência será realizada em novembro.

Revolta dos Búzios

“Essa audiência tem um caráter importante em novembro, quando comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra”, afirmou Alice, durante a reunião do colegiado, na quarta-feira (16). “Quero que a Comissão de Cultura abrace essa homenagem aos heróis Manoel Faustino, Luís Gonzaga, João de Deus e Lucas Dantas – que, além de lutarem pela independência do Brasil, também buscavam a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social.”

Para a audiência, serão convidados o cineasta baiano Antonio Olavo, que produziu o documentário 1798 – Revolta dos Búzios; e o escritor, ator e dramaturgo baiano Paulo Neri, autor do livro A Revolta dos Búzios ou a Conspiração dos Alfaiates. Em 2019, o levante completa 221 anos.

“Diante da importância histórica e cultural da Revolta dos Búzios, acredito que a Comissão tem o dever de se somar às mais diversas entidades na comemoração dos 221 anos deste movimento revolucionário, cujos principais protagonistas são hoje considerados heróis da Pátria brasileira”, completou a deputada. Os nomes dos líderes da revolta foram oficialmente incluídos, em 2011, no Livro dos Heróis da Pátria, também conhecido como Livro de Aço.