“Só Constituinte pode modificar cláusula pétrea”, alerta deputado

Para Márcio Jerry, está clara a tentativa da ala lavajatista de reverter a decisão STF, que derrubou a prisão após condenação em segundo grau

Márcio Jerry - Richard Silva

Vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry condenou, nesta segunda-feira (11), a tentativa de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/2018 pleiteada por opositores do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A proposta, que trata sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, vem sendo defendida como uma saída, a fim de evitar possíveis questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Acima da Constituição, só o Poder Constituinte, que representa através do voto livre, todo o povo brasileiro. E só o Poder Constituinte para modificar em Assembleia Nacional Constituinte as cláusulas pétreas da atual Constituição. Fora disso, é golpe mesmo”, afirmou o parlamentar maranhense.

Para Jerry, está clara a tentativa da ala lavajatista de reverter a decisão STF, que derrubou a prisão após condenação em segundo grau. Em tramitação nas duas casas legislativas, a PEC que trata do tema deverá ser submetidas à votação em dois turnos nos Plenários da Câmara e do Senado, visto que pedem a alteração na Constituição.