PRÉ-CANDIDATURA É ACLAMADA PELA CONFERÊNCIA

 O PCdoB realizou no sábado, dia 09 de novembro, a sua 24ª Conferência Municipal, em São Gonçalo, a maior da sua história. No processo de preparação, cerca de 40 Organizações de Base foram mobilizadas e elegeram delegados, na proporção de um delegado para cada cinco filiados reunidos. Um total de 153 delegados compareceram e retiraram credencial, além de cerca de duas centenas de convidados.

Conferência SG

 Sob o lema “Um projeto popular para mudar São Gonçalo”, a Conferência aprovou, por unanimidade, a pré-candidatura de Isaac Ricalde à prefeitura de São Gonçalo. A resolução aprovada cita que: “esta pré-candidatura é a expressão concreta do que defendemos para a cidade: um projeto popular que reposicione São Gonçalo no rumo do desenvolvimento da sua economia, com geração de empregos; que valorize a gestão pública democrática, transparente e eficiente; que faça de São Gonçalo uma cidade bem cuidada, segura e boa de se viver, dotada de infraestrutura, com transporte e serviços públicos de qualidade. Uma cidade inclusiva, solidária e justa, onde existam políticas públicas para as mulheres crianças e jovens, pessoas com deficiência e idosos. Uma cidade que combata a pobreza, a homofobia e promova a igualdade racial. Uma cidade do conhecimento e da cidadania, onde a escola pública tenha qualidade e a saúde exista para todos; onde o esporte faça parte do cotidiano das pessoas e onde a cultura seja valorizada”.

 

O Ato Político foi o ponto alto do encontro, e contou com a participação de Jupira Oliveira, presidente municipal da UBM; Paulinho, presidente estadual da CTB; Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio; Professor Paulo, vereador pelo PCdoB; Miguel Moraes, presidente municipal do PDT; João Batista Lemos, presidente estadual do PCdoB; Waldeck Carneiro, deputado estadual (PT) e da Enfermeira Rejane, deputada estadual (PCdoB). Professor Josemar (PSOL) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que não puderam comparecer, enviaram mensagens.

 

Ao final, a Conferência elegeu 84 delegados à Conferência Estadual e o novo Comitê Municipal, composto por 57 membros, que tem a responsabilidade de dirigir o Partido pelos próximos dois anos. Segundo o presidente municipal reeleito, Isaac Ricalde, a 24ª Conferência, a maior já realizada pelo partido na cidade, marca o início da transição na presidência do Comitê Municipal. Isaac informou que, após seis anos na tarefa, solicitou à direção partidária que prepare um novo nome. Sua indicação é que Raoni Roque, que foi eleito vice-presidente, assuma a presidência no início do segundo semestre de 2020.