PCdoB/ES realiza uma das maiores Conferências de sua história

 Sob a liderança do presidente estadual do Partido, reeleito, Givaldo Vieira, o dia 23 de novembro de 2019 vai ficar marcado na história do PCdoB no Espírito Santo pela grande Conferência Ordinária realizada, tanto pela quantidade de militantes envolvidos, quanto pelo alto nível e amplitude política que marcaram o processo como um todo.

Conferência Estadual - Claudio Machado

 Claudio Machado*

Do norte, do sul, do litoral, da região noroeste, serrana e região metropolitana, mais de 500 militantes se mobilizaram e elegeram 109 delegados e delegadas nos processos de Conferências municipais, debatendo e contribuindo com as resoluções políticas aprovadas pelo Comitê Central e Comitê Estadual.

A Conferência Estadual Ordinária homenageou e teve como patrono o Camarada Elio Ramires Garcia, com uma trajetória de 59 anos de militante no Partido Comunista do Brasil, iniciando no movimento estudantil, sindical no início da década de sessenta, indo para a clandestinidade, resistindo e lutando contra a ditadura civil-militar, sendo preso torturado sem se render.

Parte da história da militância de Elio Ramires está eternizada no livro “Repressão e direito à resistência: os comunistas na luta contra a ditadura (1964-1985)”, organizado pelo Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabois em conjunto com a Comissão da Anistia, registrando como documento histórico os depoimentos de 25 militantes comunistas, dentre eles Aldo Arantes, Renato Rabelo, Maria do Socorro, Jô Moraes, Elio Ramires…

Elio Ramires é historiador e mestre em história, com mestrado na UFES, cuja dissertação com o título “Do Estado União de Jeovah à União dos Posseiros de Cotaxé: transição de movimento sociorreligioso a movimento político e organizado. Singularidades, transição e longevidade”. O trabalho estudou o processo de transição ocorrido no movimento camponês de matriz sociorreligiosa mais longo da história do Brasil, o qual teve lugar no distrito de Cotaxé, município de Ecoporanga, no estado do Espírito Santo e no qual o Partido Comunista do Brasil teve importante participação.

A Conferência estadual do PCdoB no ES contou com importante contribuição do camarada e deputado federal Renildo Calheiros que fez uma precisa análise sobre conjuntura nacional, extremamente adversa para o partido e para o povo brasileiro, abordando a tática para enfrentá-la e ressaltando as oportunidades  que se apresentam  para o fortalecimento  e crescimento do PCdoB na atual quadra histórica.

Também participaram da Conferência o membro do Comitê Central Nesio Fernandes, que fez uma oportuna análise das oportunidades que se abrem para Partido, em especial no Espírito Santo, em ambiente histórico tão adverso, com a ascensão da extrema direita ao governo central, podendo o PCdoB tornar-se um caudatário de setores democráticos da sociedade que se mobilizam para resistir ao avanço fascista.

Também tivemos a intervenção de um histórico e experiente comunista, o médico Neio Lúcio Fraga Pereira, que destacou a oportunidade ímpar que se abre para o Partido no Espírito Santo, com a significativa agregação de novos e novas militantes que já vem ocorrendo em diversos municípios, renovando, ampliando e fortalecendo o PCdoB em sua participação nas três frentes de luta, as de ideias, no movimento social e a luta institucional, com destaque para as próximas eleições municipais, onde teremos oportunidade de eleger prefeitos/as e parlamentares municipais em um patamar jamais alcançado.

O prefeito reeleito de Baixo Guandu e dirigente estadual do PCdoB, Neto Barros, considerado o melhor prefeito capixaba e que se projeta com uma liderança de amplitude estadual e nacional, falou sobre sua gestão e as importantes conquistas de um governo democrático e com compromisso com o povo, suas necessidades e prioridades. Neto Barros, um militante que opera em todas as frentes de luta do Partido, terá um papel destacado nas próximas eleições, apoiando nossas candidaturas proporcionais e majoritárias, ao mesmo tempo em que já coloca seu nome à disposição do PCdoB para a jornada eleitoral de 2022.

Milene Weck, que foi secretária de mulheres no Comitê Estadual que encerrou seu mandato no dia 23, falou sobre a importância da participação da mulher na política.

A UJS esteve presente na Conferência, representada por Ana Clara Raft, assim como a CTB, representada pelo seu presidente Estadual, Jonas Rodrigues de Paula.

Ao final o presidente estadual do Partido, Givaldo Vieira, destacou a importância de cada uma e cada um dirigente e militante  contribuír no dia a dia para o fortalecimento e ampliação da influência do PCdoB, em seus locais de trabalho, de moradia, de estudos, no movimento social, sindical, enfim, em todos os locais de convivência e militância, fortalecendo a base social do Partido, legitimando suas lideranças e contribuindo determinantemente para a jornada eleitoral de 2020, criando condições para eleger prefeitos, prefeitas, vereadoras e vereadores comprometidos com o objetivo de tornar o PCdoB um dos mais fortes partidos do campo democrático brasileiro.

A Conferência contou com a presença de 132 pessoas. Os delegados e as delegadas presentes elegeram o novo Comitê Estadual, composto por 46 membros, entre antigos e novos militantes. O PCdoB saiu mais forte, mais amplo, unido e preparado para as grandes batalhas em curso e as que virão.

 Firmes na luta, venceremos!!!