Limpa a boca para falar de Paulo Freire”, diz Márcio Jerry a Bolsonaro

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) repudiou, nesta segunda-feira (16), a nova ofensa de Jair Bolsonaro dirigida a Paulo Freire.

Além de se referir ao educador como “energúmeno”, o presidente ainda fez afirmações contra a TV Escola na saída do Palácio da Alvorada, enquanto conversava e tirava fotos com apoiadores.

“Esse presidente é a expressão acabada do imbecil, do boçal, ignorante. Limpa a boca pra falar o nome do mestre Paulo Freire, Bolsonaro”, declarou Jerry, um pouco antes de postar uma imagem sua ao lado de uma estátua do educador.

Declarado patrono da educação brasileira em 2012, Paulo Freire já foi alvo do clã Bolsonaro outras vezes. Em uma entrevista no canal do YouTube “Esther e famosos”, em abril deste ano, o presidente chegou a afirmar que retiraria em breve o título concedido a Paulo Freire e elegeria um novo patrono para o país.

Na última sexta-feira (13), o ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciou a não renovação do contrato com a TV Escola, que vigorava desde 1995. A decisão recebeu apoio de Bolsonaro, que disse que a audiência da TV Escola era muito baixa e servia apenas para “deseducar” crianças.