Haddad critica autoritarismo de Bolsonaro com MP 914: “É um atentado”

“Autoritarismo de Bolsonaro na escolha de reitores é por baixa adesão ao Future-se”, afirma o ex-ministro da Educação.

Em publicação no blog do jornalista Leonardo Sakamoto, do UOL, nesta quinta-feira (26), o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad criticou a Medida Provisória (MP 914), de Jair Bolsonaro, publicada na véspera do Natal, que reduz drasticamente a autonomia das universidades e institutos federais na escolha de seus reitores.  “É um atentado e é inconstitucional”, afirmou Haddad.

Para ele, a medida vai na contramão da autonomia das universidades que vem ganhando força em outros países. ” Conselhos universitários em todo o mundo seguem regras diversas, como eleição direta, eleição por seguimento até comitê de busca. A tendência é no sentido de ampliar a democracia e não reduzir, dar mais liberdade e não menos”, afirmou.

O ex-candidato à Presidência da República pelo PT nas eleições do ano passado lembrou ainda que o assunto nem sequer foi debatido com a comunidade acadêmica. “Isso não discutido por nenhum fórum de educadores ou reitores, comunidade acadêmica. E medida vai na contramão da liberdade das universidades em escolherem seus dirigentes”, disse ele ao Blog.

Baixa adesão ao Future-se

Segundo o ex-ministro, o governo Bolsonaro “deve ter ficado frustrado com a baixa adesão ao programa Future-se. Viu que por bem, ele não vai. Então, vai na porrada, com a interferência na escolha dos reitores”, salientou Haddad.

.