Túmulo de Karl Marx passa a ter câmeras de vigilância

A decisão foi tomada após a tumba do filósofo alemão ter sido vandalizada duas vezes neste ano.

Túmulo de Karl Marx, no cemitério Highgate, em Londres l Foto: Divulgação/ Highgate Cemetery

As câmeras foram instaladas em duas árvores vizinhas ao monumento da tumba de Karl Marx no famoso cemitério de Highgate, segundo contou nesta quarta-feira (25) o jornal britânico The Guardian.

A medida pretende evitar novos ataques, como os que aconteceram no começo de 2019. Em janeiro, a placa de mármore de 1883, onde estão gravados o nome do filósofo e a mensagem de sua esposa, foi danificada com um martelo.

Em fevereiro, a placa foi novamente atacada e o túmulo inteiro foi pichado com letras vermelhas e inscrições como “arquiteto do genocídio” e “doutrina do ódio”.

Os ataques foram registrados na polícia, mas as investigações não foram para frente por falta de testemunhas e de outras evidências que tornassem possível encontrar os responsáveis.

Highgate Cemetery@HighgateCemeter

Vandals back at Marx Memorial, Highgate Cemetery. Red paint this time, plus the marble tablet smashed up. Senseless. Stupid. Ignorant. Whatever you think about Marx’s legacy, this is not the way to make the point.

Voir l'image sur Twitter

Ponto turístico

O cemitério recebe todos os anos milhares de visitantes, que vão prestar sua homenagem a mortos célebres como Douglas Adams, autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, a poetisa George Eliot e também o filósofo alemão.

O Friends of Highgate Cemetery Trust, fundação beneficente responsável pelo patrimônio de Highgate, disse ao jornal britânico que o túmulo de Marx é o primeiro no cemitério a ser vigiado por câmeras.

Antes de instalar as câmeras, foram consultados especialistas de segurança e o órgão responsável por supervisionar o patrimônio construído do país.

Fonte; Rádio França Internacional