A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

José Carlos Ruy

Jornalista, escritor, estudioso de história e do pensamento marxista e colunista do Portal Vermelho.
A lógica da frase “que apodreça na cadeia” e as longas penas de prisão

No final de janeiro o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi condenado mais uma vez, totalizando 280 anos de prisão. Cometeu crimes graves quando governador do Rio de Janeiro e é justo que seja punido por eles. Mas qual é o significado de penas tão longas, que não podem ser cumpridas?

Semana Vermelha destaca desleixo de Bolsonaro com brasileiros na China

O jornalista José Carlos Ruy resume as principais notícias da semana, publicadas no Portal Vermelho entre os dias 26 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020 .

A doce e indobrável Maria Prestes

Maria do Carmo Ribeiro Prestes é assim – uma revolucionária doce, ampla, sem preconceitos mas com a firmeza e convicção adquiridas em mais de oito décadas de luta pela democracia e o socialismo.

Frente ampla para derrotar o fascismo é destaque na Semana Vermelha

A marca da semana foi a ação do governador Flávio Dino do Maranhão, em defesa do diálogo e da ampla frente de democratas para derrotar a extrema direita na eleição presidencial de 2022. Em contapartida, o ministro da Fazenda Paulo Guedes vende o Brasil em Davos, na Suíça, com promessas entreguistas absurdas ao grande capital multinacional. O desastre ambiental de Brumadinho (MG) completou um ano e a ameaça de novos desastres continua, assim como a imp0unidade das empresas culpadas. A política do governo mantém os salários perdendo para a inflação. E partidos da oposição querem investigar o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Onyx Lorenzoni por compra de votos na Câmara dos Deputados. A luta pela democracia é cada vez mais urgente e necessária!

Semana Vermelha: O sombrio obscurantismo nazista no governo Bolsonaro

Veja o que foi destaque no Portal Vermelho na semana de 12 a 18 de janeiro

Bolsonaro, um ano de governo da extrema direita

Completa-se, neste 1º de janeiro, um ano do pior governo que a República brasileira já teve – o governo do ex-capitão Jair Bolsonaro.

A sujeira da Lava Jato foi destaque da Semana Vermelha

Usando a corrupção como biombo, a Lava Jato destruiu empresas brasileiras e a economia do país. E também a democracia, a soberania e a dignidade nacionais – é o que se depreende da declaração do ministro e presidente do STF Dias Toffoli. Que surgiram no cenário em que os sindicatos sofrem o golpe da PEC 196 – que acaba com a unicidade sindical. E Bolsonaro e o bolsonarismo parecem derreter no Rio de Janeiro, e com o aumento da rejeição ao governo do capitão-presidente.

Os direitos dos trabalhadores são o destaque da Semana Vermelha

Veja o resumo da semana no Portal Vermelho marcada pela luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, posse do novo presidente argentino e a estreia do novo visual do portal Vermelho.