Botijão de gás tem o quinto aumento em 2019

Os preços de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) subirão cerca de 5% nas refinarias a partir desta 6ª feira.

Ilustração: Jota

Os preços de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) subirão cerca de 5% nas refinarias a partir desta 6ª feira. O reajuste é válido para todos os tipos de GLP. Apesar do reajuste nas refinarias, mercado tem liberdade para decidir se vai baratear o preço cobrado do consumidor. O anúncio foi feito pela Petrobras.

De acordo com a estatal, os preços do gás liquefeito de petróleo vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação – formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo.

Importante lembrar que a Petrobras já reajustou o preço do gás de cozinha em 4% no dia 25 de novembro.

Contando com esse, de 5%, na próxima sexta-feira, será o quinto reajuste feito pelo governo federal em 2019. Dessa forma, o preço do botijão de gás de 13 Kg entrará 2020 em cerca de R$ 85.

O presidente do Sindigás, que reúne as distribuidoras de GLP do país,  Sérgio Bandeira de Mello, informou que houve uma redução de 1% no consumo de GLP na comparação entre novembro de 2018 e o mês passado, sendo que somente o consumo do GLP residencial teve uma queda de 1,4%. A redução do consumo de gás já havia sido detectada no início do ano. Em maio a pesquisa Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE mostrava que com o empobrecimento da população, um quinto das famílias brasileiras já usa lenha ou carvão para cozinhar. O aumento dos preços do gás certamente agravará ainda mais essa situação.

Da redação, com agências