Multidão marcha em Bagdá na procissão fúnebre de Qassem Soleimani

Milhares de pessoas participam neste sábado em Bagdá na procissão fúnebre de Qassem Soleimani, o comandante assassinado por um ataque aéreo dos Estados Unidos na quinta-feira na capital iraquiana.

O comandante das brigadas iraquianas Kataib Hezbollah, Abu Mahdi al-Muhandis, e seis outras pessoas também morreram no ataque realizado por um drone

Vestidos de preto e exibindo a bandeira da poderosa organização Hashd al-Shaabi (Forças de Mobilização Popular, PMF, uma organização que junta vários agrupamentos no Iraque), a multidão juntou-se em torno do santuário xiita de Kadhimiyya em Bagdá para prestar homenagem aos mortos. 

“Estamos aqui para chorar as mortes destes bravos combatentes, Soleimani e Muhandis”, o vice-comandante das Forças de Mobilização Popular, outro líder morto no ataque norte-americano na madrugada de sexta-feira, afirmou Amjad Hamoud, de 34 anos, que disse ser membro das PMF. “Sacrificaram ambos as suas vidas pelo bem dos xiitas e pelo bem do Iraque”, acrescentou. 

Muitos dos participantes na procissão tinham uniformes das organizações a que pertenciam, relata a Reuters.

Cantando “não, não Israel” e “não, não América”, a procissão fúnebre passou pela Zona Verde, onde estão os edifícios do governo e as embaixadas, relata a TV Al-Jazeera. Quando o corpo de Soleimani chegou à multidão, relata a televisão pan-árabe, cantou-se “Nunca nos abandonaste”, referindo-se à Força Al-Quds, a unidade de elite da Guarda da Revolução que o general comandava.

Adel Abdul Mahdi, primeiro-ministro demissionário do Iraque, participou na procissão.

Segundo a jornalista Lyse Doucet, da BBC, o funeral do general morto por ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que começou no Iraque, vai ser um misto de cerimônia oficial com o lamento das ruas. A procissão vai seguir de carro para a cidade santa de Kerbala e terminar em Najaf, outra cidade santa, onde Muhandis e outras vítimas do ataque norte-americano serão enterrados.

O corpo de Soleimani vai ser levado ainda este sábado para outra cidade santa xiita, mas no Irã: Mashhad. Dali segue para a sua terra natal de Kerman e finalmente chegará a Teerã, onde a cerimônia será presidida pelo aiatolá Khamenei – uma honra rara.

Com agências