Semana Vermelha destaca ataque dos EUA e PCdoB

Jornalista José Carlos Ruy resume as notícias do Portal Vermelho entre 22 de dezembro de 2019 a 4 de janeiro de 2020.

Terrorismo dos EUA põe o mundo à beira da guerra – O ano novo começa com o aumento da tensão mundial depois do criminoso ataque dos EUA contra o Irã. No Brasil, no noticiário marcado por balanços de fim de ano – que revelam o crescimento do PCdoB, que mantém e reafirma sua identidade – destaca-se a vitória democrática da criação do juiz das garantias.

Ataque criminoso dos EUA contra o Irã torna o mundo mais perigoso – Mundo reage ao assassinato de Soleimani pelos EUA – O assassinato do general iraniano Qassem Soleimani e de outros líderes, num ataque aéreo ilegal dos EUA contra o aeroporto de Bagdá, por ordem direta do presidente Donald Trump, aumenta muito a tensão internacional, torna o mundo mais perigoso, à beira da guerra. Multiplicam-se as manifestações pela paz, em cidades do mundo – sobretudo nos EUA -, de líderes internacionais  e autoridades da ONU. Quatro dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Rússia, França, Reino Unido e China) alertam para o inevitável aumento das tensões na região e pedem às partes envolvidas que reduzam a tensão.Nos EUA, a presidenta da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, democrata, criticou o ataque ordenado por Trump.

_________

Uma conquista democrática – O que é o juiz das garantias, avanço democrático no pacote “anticrime” – Um dos avanços obtidos com as alterações feitas no projeto original de Sérgio Moro, a sanção da proposta também gerou tensão entre Bolsonaro e seu ministro. Jair Bolsonaro sancionou na terça-feira (24) o chamado pacote “anticrime”, mantendo a criação do “juiz das garantias”, incluído no projeto original pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). O juiz das garantias será responsável exclusivamente por acompanhar o andamento do processo, sem poder participar do julgamento. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que é jurista, explicou a importância da mudança: no passado talvez o juiz das garantias não fosse necessário. “Mas, com as parcialidades judiciais reveladas pela imprensa, a medida aprovada pelo Congresso Nacional tornou-se necessária. Assim, o juiz que clandestinamente ‘orienta’ a acusação não poderá mais julgar o acusado”, esreveu ele.

_________

O caminho para rconsttruir a espeança – Aldo Arantes: Reconstruir a esperança! – Sentido a se dar ao balanço do ano deve ser identificar o rumo geral dos acontecimentos para deslindar o caminho a ser adotado, a fim de reconstruir a esperança do nosso povo.

_________

413 mil comunistas – Com incorporação do PPL, PCdoB cresce em 2019 e tem 413 mil filiados – Marca é ainda mais expressiva diante da nítida tendência inversa para todos os partidos, que perderam 1,1 milhão de filiados ao longo do ano.

_________

Um símbolo que não muda – Foice e Martelo, um símbolo atualíssimo – Nascido como retrato da aliança operário-camponesa, tornou-se ao longo do tempo símbolo da luta histórica do proletariado organizado para eliminar o capitalismo e construir o Socialismo.

_________

É contratato, mas só  trabalha – e recebe – de vez em quando – Trabalho intermitente dispara 70% e liquida direitos no Brasil – Dois anos depois da aprovação da contra reforma trabalhista, o trabalho intermitente disparou. Em novembro, 12% das vagas criadas com carteira assinada no País foram de trabalho intermitente. Nessa modalidade, criada pelas novas regras, o funcionário é contratado, mas nem sempre trabalha, mas fica à disposição da empresa para eventualmente ser acionado.

__________

A mentira das vendas do Natal –  Ibope nega pesquisa com alta de 9,5% nas vendas de Natal – “É fake news”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos), Tito Bessa, sobre os dados de crescimento das vendas em shoppings centers neste Natal.

_________

Imprensa sob ataque – Bolsonaro fez 116 ataques à imprensa em 2019, diz Fenaj – Em seu primeiro ano do governo, Bolsonaro, houve quase dez ataques mensais a profissionais jornalistas, veículos de comunicação e à imprensa em geral.

________ 

Xô ditadura militar! – Com Bolsonaro na Presidência, cresce a rejeição à ditadura militar – É provável que Bolsonaro tenha transferido ao regime militar parte de sua rejeição pessoal. Nunca tantos brasileiros rechaçaram os governos dos generais-ditadores.

________

Indulto a policiais que cometeram crimes – Bolsonaro concede indulto de Natal a policiais condenados – O presidente assinou, no dia 23/12, um decreto que concede indulto de Natal para agentes de segurança pública que tenham cometido crimes no exercício da função ou em decorrência dela. O decreto será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira. O indulto também contempla militares das Forças Armadas, que, em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), tenham cometido crimes. Bolsonaro defende que policiais devem ter uma proteção legal para se livrar de punições em caso de excesso em ações – o chamado excludente de ilicitude.