PCdoB se pronuncia sobre desfiliação de Edvaldo Nogueira

O prefeito de Aracaju anunciou a desfiliação ao PCdoB em reunião da direção local na noite desta segunda-feira (6).

A legenda anunciou oficialmente a decisão de desfiliação do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira ao Partido, em nota assinada pela presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) nesta terça-feira (7).

No documento, o PCdoB “enaltece seus quadros e militantes que com consciência, convicção e compromisso, perseveram – numa época histórica de adversidades – na construção e fortalecimento do Partido” e afirma que “manterá uma relação de respeito recíproco com o prefeito Edvaldo Nogueira, sempre tendo como referência os interesses do povo de Sergipe e do Brasil”.

Edvaldo, que militou no Partido por 39 anos, afirmou que o diálogo com a direção partidária sobre sua saída foi realizado com muita maturidade política. “O PCdoB foi a minha casa e toda a minha história política foi construída nele. Estava lá desde o início, em sua fundação, lutamos muito, defendemos bandeiras importantes para o nosso Estado e para o nosso Brasil”, publicou o prefeito em suas redes sociais.

“O partido compreendeu, entendeu, lamentando porque foram 39 anos. É uma decisão minha pessoal. Não tem divergência, crise, conflito”, disse Edvaldo à imprensa local.

Presidente estadual do PCdoB e atual secretário da Assistência Social de Aracaju, o vereador licenciado Antônio Bittencourt lamentou a decisão de Edvaldo, mas ressaltou que o trabalho desempenhado pelo prefeito  “dignifica o partido”. Bittencourt assinalou ainda que a sigla continuará apoiando a gestão do Prefeito e na possível campanha de Edvaldo para reeleição.

“Esforçamos para que Edvaldo continuasse no PCdoB, pois entendemos o papel que ele desempenhou na formação e fortalecimento do partido e sua atuação como polo aglutinador das forças políticas do nosso bloco. No entanto, ele decidiu pela saída. Desejamos sucesso na construção de seu novo projeto e iremos continuar juntos, pois entendemos que o projeto que ele lidera é o melhor para Aracaju, com ética, responsabilidade e seriedade”, declarou.

Edvaldo tem plena convicção que o seu agora antigo partido continuará o ajudando a gerir Aracaju. “Tudo que eu fui e que eu construí foi graças ao PCdoB. Há muita gratidão”, reforçou.

A seguir a nota do PCdoB sobre o assunto:

Sobre a desfiliação do prefeito Edvaldo Nogueira do PCdoB

No dia 6 de janeiro de 2020, o prefeito da cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, Edvaldo Nogueira, anunciou a desfiliação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A decisão foi comunicada em nota nas redes sociais, depois de se reunir com a direção do Partido em Sergipe.

Edvaldo Nogueira militou no PCdoB por 39 anos. Foi dirigente do Partido e prefeito pela legenda. Em nota, ele enaltece a sua longa militância e agradece ao PCdoB. E anuncia que deixa as fileiras comunistas, na qual militou por quase quatro décadas, para seguir por outros caminhos e realizar novos projetos.

O PCdoB, por ser uma corrente política e ideológica indispensável para a luta em defesa da democracia e por um projeto de desenvolvimento soberano, como caminho para o Socialismo, está prestes a completar seu centenário.

Na linha de frente da oposição ao governo Bolsonaro, o PCdoB resiste e se fortalece. Recentemente ganhou robustez com a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL). Conta com expressivas lideranças, de projeção nacional e regional. E tem se revigorado nos últimos meses com a filiação de um crescente número de lideranças democráticas e populares, tendo em vista as eleições 2020.

O PCdoB enaltece seus quadros e militantes que com consciência, convicção e compromisso, perseveram – numa época histórica de adversidades – na construção e fortalecimento do Partido.

O PCdoB manterá uma relação de respeito recíproco com o prefeito Edvaldo Nogueira, sempre tendo como referência os interesses do povo de Sergipe e do Brasil.

Recife, 7 de janeiro de 2020

Luciana Santos

Presidenta nacional do PCdoB