Secretário da Defesa desmente Trump sobre ameaças do Irã

Mark Esper, o secretário da Defesa norte-americano, admitiu neste domingo (12) não ter visto qualquer “prova” concreta de que o general iraniano Qassem Soleimani, brutalmente assassinado numa ação militar ordenada por Washington no Iraque, estaria planejando ataques a embaixadas norte-americanas, como afirmou o presidente Donald Trump.

“O presidente não se referiu a uma prova concreta e eu não vi nenhuma, no que diz respeito às quatro embaixadas”, afirmou Esper numa entrevista ao canal norte-americano CBS News.

O chefe do Pentágono (Departamento de Defesa) esclareceu, no entanto, que apoia as declarações de Trump, concordando na probabilidade de os iranianos atacarem embaixadas “porque são um ponto de destaque da presença dos Estados Unidos num país”.

Numa entrevista ao canal Fox News, Trump tentou justificar a ação militar assassina afirmando que acreditava que o Irã pretendia atacar, além da embaixada norte-americana em Bagdá, outras três representações diplomáticas dos Estados Unidos.

Trump afirmou que o general iraniano planejava ataques indefinidos contra alvos norte-americanos, tendo posteriormente especificado que o alvo era a representação diplomática dos Estados Unidos em Bagdá.

Mais tarde, Trump voltou a acrescentar informações e falou em ataques contra outras missões diplomáticas.

Com agências