CPI aciona PF e vai quebrar sigilo das contas usadas para fake news

Reportagem da Folha revelou que aos menos 24 contas no WhatsApp foram usadas para disparos em massa nas eleições de 2018.

Lídice da Mata diz que providências podem ser tomadas ainda no recesso (Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara)

A CPI Mista das Fake News vai acionar a Polícia Federal (PF) e providenciar a quebra de sigilo de pelo menos 24 contas de WhatsApp usadas para fazer disparos em massa nas eleições de 2018.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, ao menos três contas estão ativas no serviço de mensagem.

Em setembro do ano passado, o UOL mostrou que uma rede de disseminação de fake news com uso de robôs pró-Bolsonaro permanecia com 80% dos contatos ativos no WhatsApp.

O aplicativo de mensagem enviou à CPI uma lista com 400 mil linhas telefônicas banidas por irregularidades, entre as quais 55 mil podem ter sido operadas por robôs e 24 delas foram usadas para disparos de mensagens em massa.

“Temos um delegado da Polícia Federal e um agente da Polícia Federal à disposição da CPI. E nós vamos ter que tratar desse assunto nesta semana logo. Então, estamos verificando quais providências podem ser tomadas antes de a CPI voltar a funcionar”, afirmou a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPI.

De acordo com a reportagem, linhas telefônicas associadas aos perfis possuem números dos Estados Unidos, Vietnã, Inglaterra e Brasil. Apesar das origens diversas dos números, os IPs (endereços da conexão de internet utilizada para operar as contas suspeitas) associados às contas indicam que todas as mensagens foram disparadas do Brasil.

Com estas informações, parlamentares dizem que querem chegar aos responsáveis por estas contas e endereços de IP para intimá-los a depor e revelarem o que sabem do esquema.

Com informações do UOL

Autor