Desaba esperança sobre governo Bolsonaro, aponta pesquisa XP/Ipespe

A pesquisa teve abrangência nacional e ouviu mil entrevistados, entre segunda-feira (13) e quarta-feira (15). A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Bolsonaro disse que apoia abstinência sexual

Em janeiro de 2019, segundo pesquisa da XP/Ipespe, 63% dos apoiadores de Bolsonaro alimentavam uma expectativa positiva para o restante do mandato. Novo levantamento do instituto, divulgado nesta quinta-feira (16), pelo jornal Estadão, aponta para uma queda de 23 pontos nesse item.

Ou seja, agora 43% dos apoiadores acreditam que ele fará um bom governo até o final do mandato. Os números mostram que Bolsonaro inicia o segundo ano de sua gestão registrando oscilações negativas de popularidade, se comparado com 2019.

Segundo a pesquisa, o governo foi classificado como “ruim e péssimo” por 39% dos entrevistados. Trata-se do mesmo índice desde novembro, mas há um ano apenas 20% tinham o mesmo julgamento. Os que achavam o governo “ótimo ou bom” em janeiro de 2019 eram 40% contra 32% atuais.

A avaliação é que contribuíram para a oscilação negativa a votação da impopular reforma da Previdência, dificuldades de relacionamento com o Congresso e diminuição de recursos em áreas essenciais como saúde e educação. O desemprego de quase 12 milhões de trabalhadores entrou na conta dos avaliadores.

Com informações do Estadão

Autor