EUA: Bernie Sanders lidera entre democratas e pode enfrentar Trump

Primárias para a escolha do candidato democrata que disputará a Casa Branca contra Trump começam em 3 de fevereiro, no estado de Iowa.

A poucos dias do início das primárias para escolher o candidato democrata que enfrentará o republicano Donald Trump na disputa à Presidência dos EUA, uma nova pesquisa de opinião nacional mostra o senador Bernie Sanders na liderança. Uma segunda pesquisa, porém, mostra o ex-vice-presidente Joe Biden ainda à frente de Sanders. As primárias para a escolha do candidato democrata que disputará a Casa Branca contra Trump começam em 3 de fevereiro, no estado de Iowa.

A primeira pesquisa, encomendada pela CNN e divulgada nesta quarta-feira (23), mostra Sanders com 27% de apoio e Biden logo atrás, com 24%. É a primeira vez que Sanders lidera uma pesquisa nacional desde que Biden entrou na corrida, em abril de 2019. A liderança está dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A segunda pesquisa, divulgada também nesta quarta pela Universidade Monmouth, mostra um cenário diferente no topo: Biden aparece com 30% de apoio e Sanders atrás, com 23%. A senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts, aparece em terceiro lugar, com 14%, em ambas as pesquisas.

Na pesquisa da CNN, Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, Indiana, ficou em quarto lugar, com 11%, e Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York, em quinto, com 5%. Já na pesquisa da Monmouth, os dois trocaram de posições. Bloomberg ficou em quarto, com 9%, e Buttigieg em quinto, com 6%. Nenhum outro candidato conseguiu mais de 5% de apoio em nenhuma das duas pesquisas.

Há meses Biden mantém uma liderança firme nas pesquisas. A única vez que Sanders passou Biden numericamente em uma pesquisa nacional (entre as sancionadas pelo Comitê Nacional Democrata) foi em agosto. Na época, ele e Warren tinham 20% de apoio e Biden tinha 19%.

Recentemente, o senador por Vermont se envolveu em uma polêmica com Warren: em conversa entre os dois em 2018, ele teria dito “não acreditar” que uma mulher pudesse chegar à Presidência em 2020. Sanders negou ter feito tal questionamento e Warren o acusou de tê-la chamado de mentirosa durante um debate. Os dois – que disputam os votos da ala à esquerda do partido – não apertaram as mãos na ocasião.

Com informações do O Globo